Título

Ciclo do cobre

Autor

Ana Amaro

Partilhar

Nº downloads 1740

Detalhes

Descrição

Vídeo integrado num hipertexto que se reporta ao estudo de "um ciclo do cobre", adequado ao conteúdo de uma das unidades laboratoriais apresentadas no programa de Química do 12º Ano de escolaridade. O vídeo, da responsabilidade da equipa do "Mocho" é enquadrado por três janelas, em cima e à direita, sendo a de cima de título e as da direita activas. A superior à direita permite observar o Ciclo na sua expressão simbólica (as fórmulas/símbolos que se vão sucedendo ao longo dos procedimentos laboratoriais), ou um conjunto de informação reportada ao próprio material, activada pelo utilizador. Ainda à direita mas ao lado do vídeo surge uma caixa com informação geral. Os dois botões inferiores sobre segurança e risco remetem-nos para duas páginas de informação relevante relativas a este conjunto de procedimentos laboratoriais. 

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Química - 12º Ano

Unidade

Unidade 1 – Metais e Ligas Metálicas

Tema

AL1.2 - um Ciclo do Cobre

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Ciclo , Cobre, Reação química, Fórmula, Representação simbólica, Atividade laboratorial, Experimental, Experiência

Observações

Material Premiado em 2010 - Prémio de Mérito.

Nome do ficheiro

ciclo_cobre.zip

Tamanho do ficheiro

67.12 MB

Comentários

Luísa Natália da Costa Veloso Moreira Ferraz

muito útil para fazer a revisão da atividade, após a sua realização

18-02-2013

José R. Gregório

Sugiro a correção da reação de oxidação do cobre por HNO3. O produto originado é NO, que imediatamente é oxidado a NO2 pelo oxigênio do ar. Se a oxidação do cobre por HNO3 for feita em um ambiente livre de oxigênio, vai-se observar a formação de um gás incolor, NO. Se houver traços de O2 presentes, já se verá a formação do gás marrom, NO2. Creio que seria útil que se detalhasse que deve ser feito o aquecimento da 1a solução, de maneira a eliminar todo o NO2 dissolvido (a solução que se obtém é marrom, ela fica azul somente após a eliminação de NO2). A reação de HCl com o excesso de Zn também poderia ser equacionada. Sugiro também que fique claro qual o rendimento, pois as massas inicial e final não são coerentes. Na minha disciplina fazíamos de maneira muito parecida ao vídeo (com 1 g de Cu), e os rendimentos eram de em torno de 60 por cento.Passamos a trabalhar com 100 mg de Cu e em tubo de centrífuga, centrifugando o CuO após cada lavagem e o rendimento aproxima-se de 100 por cento. De resto, parabéns pelo trabalho.

11-10-2012

Recursos relacionados