Título

Do Big Bang ao Homem I: Do Bang ao Sistema Solar

Autor

Cassiopeia

Partilhar

Nº downloads 696

Ver Online

Detalhes

Descrição

"Do Big Bang ao Homem" é uma série constituída por três vídeos que podem ser visualizados de forma independente. No fim do descritivo tem os respetivos links.

Esta é a história do universo e do lugar que nele ocupamos. Este conjunto de vídeos procura descrever o processo de formação do universo tal como o conhecemos, desde o aparecimento de cada átomo que hoje existe, até ao surgimento da vida e à sua expansão. Como é que as galáxias se formaram, como é que o nosso sistema solar se iniciou, como se deu o progresso da vida na Terra desde os seus humildes princípios até ao aparecimento da "Eva mitocondrial", como foi o progresso da humanidade e como se espalhou à volta do mundo, até à atualidade.

No primeiro vídeo desta série, com a designação "Do Bang ao Sistema Solar", fazemos uma viagem pela história do universo, desde os seus primórdios e expansão, até à formação do sistema solar.

Todos os vídeos desta série estão inseridos numa estória de ficção científica chamada "CounterClockWise" que pretende captar a atenção da audiência para a ciência. A estória inicia-se com Kevin (o herói) a conduzir o seu camião por uma estrada rural. Diana (uma bela bióloga) está escondida no camião é Kevin não a vê até que, de repente, um par de luzes muito fortes surgem na estrada mesmo em frente dele. Mais tarde, surgem no futuro e conhecem Chaucer, um misterioso líder de um projeto que tenta construir uma máquina do tempo para os enviar de volta. Encontram-se regularmente para aprender e discutir a ciência necessária para que o projeto seja bem sucedido. As reuniões são virtuais e quem vemos são os avatares de cada personagem. Jeeves, uma inteligência cibernética do futuro é o narrador e quem possibilita as visualizações nestas reuniões virtuais.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Física - 10º Ano

Unidade

Unidade 1 - Das Estrelas ao Átomo

Tema

Arquitetura do Universo

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Do Big Bang ao Homem, Sistema Solar, Big Bang, Universo

Agradecimentos

Este vídeo faz parte do Cassiopeia Project, a cuja equipa agradecemos a autorização para a publicação, com a respetiva tradução e legendagem, na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

01-01_Bang-to-Sol-pt.wmv

Tamanho do ficheiro

190.22 MB

Comentários

Guilherme Monteiro Webmaster

adorei este video ;) Comentado por Nivaldo Andrade, via Youtube.

22-10-2012

Recursos relacionados