Título

Borboletas da floresta amarela

Partilhar

Nº downloads 1768

Detalhes

Descrição

Neste manual duas investigadoras do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO.UP) apresentam um conjunto de actividades que podem ser usadas para explorar evolução desde o primeiro ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário. Estas actividades exploram conceitos como a diversidade intra-específica, a hereditariedade e genealogias, a seleção natural e a deriva genética e a sistemática. Estas actividades são flexíveis e adaptáveis a diferentes anos lectivos, podendo ser exploradas no contexto de distintos conteúdos programáticos (Biologia, Matemática, Português, Cidadania, entre outros). Para facilitar a sua utilização por parte dos professores, cada actividade inclui uma breve introdução ao tema, a descrição dos objectivos a atingir, um guião de exploração da actividade e várias sugestões pedagógicas adequadas aos diferentes níveis escolares. Durante as actividades os alunos desempenham um papel activo e a evolução ocorre como consequência dos seus actos facilitando assim a compreensão dos mecanismos evolutivos e dos seus impactos na diversidade biológica, permitindo ainda exercitar o espírito crítico e científico face à informação e aos problemas que encontram no seu dia-a-dia.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Introdução às Ciências - 1º Ciclo

Unidade

Várias

Tema

Genética

Tipo de recurso

PDF

Interatividade

Passivo

Informação adicional

Palavras-chave

Variabilidade genética, seleção natural, deriva genética

Observações

Material Premiado em 2014 - Prémio de Distinção

Nome do ficheiro

Borboletas_da_floresta_amarela.pdf

Tamanho do ficheiro

924.11 KB

Comentários

Maria José Lousa Zenha

Assisti a uma denonstração desta atividade e adorei, teria gostado muito que os meus alunos de 11º ano tivessem tido também essa oportunidade. Só agora através do vosso portal é que verifiquei que poderia ter tido acesso à mesma. Espero ter essa oportunidade no próximo ano lectivo. Obrigada

14-05-2014

Recursos relacionados