Título

Qualidade da água do rio por macroinvertebrados

Partilhar

Nº downloads 468

Ver Online

Detalhes

Descrição

Recurso em flash, interativo, que resultou do estudo ambiental de um rio com alunos do 5º ano de escolaridade, descreve e orienta para a caracterização da qualidade da água de um rio, pelo estudo de bioindicadores, com recolha e identificação de macroinvertebrados. O recurso tem texto, imagens e som. A exploração das diferentes páginas pode ser efetuada de modo sequencial ou através do menu. Inicia-se com a apresentação da atividade e caracterização do curso do rio e da morfologia dos macroinvertebrados, em que os alunos/professores são confrontados com atividades que têm de resolver, sopa de letras, puzzles, jogo da memória, com o objetivo de reconhecimento dos fatores ambientais e da identificação de macroinvertebrados. A resolução das atividades é pontuada. O recurso enquadra-se no programa de Ciências Naturais do 5º e do 8º anos, no tema Relação dos seres com meio / ecossistemas. Pode servir como orientador para a implementação de uma atividade prática de caracterização ambiental ou para a exploração em sala de aula. A utilização deste recurso pode ser realizada online, através do alojamento de todos os ficheiros num servidor, nomeadamente no moodle, ou offline, abrindo o ficheiro principal. Depois de descompactar os ficheiros basta selecionar o ficheiro “macroinvertebrados.html”. É muito simples de usar e funciona em qualquer navegador da internet.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.


Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Introdução às Ciências - 2º Ciclo

Unidade

Várias

Tema

Relação dos seres com meio / ecossistemas

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Qualidade da água, Macroinvertebrados, Ambiente, Ambiental

Nome do ficheiro

macroinvertebrados.zip

Tamanho do ficheiro

5.34 MB

Comentários

Gisela Castro

Bom trabalho.

20-12-2015

Recursos relacionados