Título

Via de transdução de sinal: a proteína Ras

Partilhar

Nº downloads 1581

Detalhes

Descrição

Animação interativa que mostra a complexa via de transdução de sinal que se inicia nas proteínas recetoras (tirosina cinases – no exemplo, o fator de crescimento epidérmico) e que, pela da ação da proteína Ras, termina com a regulação da transcrição de genes no núcleo. A proteína Ras atua como um interruptor molecular, sendo responsável pela difusão de sinais de transdução que regulam uma complexa rede de vias de sinalização que coordenam as funções e atividades do ciclo celular e mecanismos de sobrevivência das células. Considera-se que tem um papel fundamental na formação e desenvolvimento de tumores no ser humano.
O observador pode ir acompanhando a animação passo a passo e usar os botões localizados no canto superior direito para controlar o avanço da animação. No final, pode também ver o efeito da existência de mutantes negativos dominantes.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin Adobe Flash Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.

Categoria

Biologia - 11º Ano

Unidade

Unidade 5 - Crescimento e Renovação Celular

Tema

Crescimento e Renovação Celular

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Crescimento, Renovação Celular

Agradecimentos

Da responsabilidade de Donald F. Slish, professor na State University of New York – Plattsburgh (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação dos materiais na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

05_Ras-pt.swf

Tamanho do ficheiro

475.82 KB

Comentários

Recursos relacionados