Título

Controlo da Mitose: O Complexo Promotor da Anafase

Partilhar

Nº downloads 1451

Detalhes

Descrição

Animação interativa que mostra o funcionamento de um dos pontos de controlo da mitose: a ação do Complexo Promotor da Anafase (APC). O ação do APC e, por consequência, o início da anafase e continuação da mitose, é inibida quando os cromossomas não estão perfeitamente ligados ao fuso mitótico no final da profase. O APC controla as fases finais da mitose ao marcar para degradação certas proteínas, nomeadamente a securina e a ciclina.
Antes de iniciar a animação, no ecrã inicial, passe com o rato por cima dos componentes celulares para ver a respetiva legenda.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.


Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Biologia - 11º Ano

Unidade

Unidade 5 - Crescimento e renovação celular

Tema

Mitose

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Mitose, Anafase

Agradecimentos

Esta animação é da responsabilidade de Donald F. Slish, professor na State University of New York – Plattsburgh (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação dos materiais na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

10_Complexo-Promotor-da-Anafase-pt.swf

Tamanho do ficheiro

78.93 KB

Comentários

Recursos relacionados