Título

Investigação sobre obesidade e comportamentos alimentares saudáveis

Partilhar

Nº downloads 18

Ver Online

Para o professor.

Para o aluno.

Detalhes

Descrição

A atividade que se apresenta, denominada “Investigação sobre obesidade e comportamentos alimentares saudáveis”, pretende interligar a análise de uma notícia de jornal sobre uma investigação realizada no âmbito da obesidade e comportamentos alimentares saudáveis (“Investigadora portuguesa provou que comer devagar emagrece” do jornal Público de 2 de janeiro de 2012) com o desenvolvimento de capacidades de processos científicos. A atividade foi concebida para ser implementada na disciplina de Ciências Naturais para o 9.º ano de escolaridade. Enquadra-se no tema organizador “Viver Melhor na Terra” e permite “relacionar a alimentação saudável com a prevenção de doenças da contemporaneidade” (ME, 2018, p.8), discutindo o contributo da ciência para esse conhecimento. Disponibiliza-se a ficha de trabalho para utilização em sala de aula e um documento com orientações para o professor. A atividade pode ser realizada pelos alunos numa aula de 50 minutos.

Objetivo de Aprendizagem

Relacionar a análise de uma notícia de jornal sobre uma investigação realizada no âmbito da obesidade e comportamentos alimentares saudáveis com o desenvolvimento de capacidades de processos científicos.

Categoria

Biologia - 3º Ciclo

Unidade

Viver Melhor na Terra

Tema

Organismo humano em equilíbrio

Tipo de recurso

Documento de Texto

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

obesidade; comportamentos alimentares saudáveis; capacidades de processos científicos; natureza da ciência; notícias de jornal

Nome do ficheiro

FichaAtiv_obesidade_investigacao.zip

Tamanho do ficheiro

824.94 KB

Comentários

Recursos relacionados