Detalhe do basidiocarpo

Bem-vindo à

Recursos Digitais para Professores

Prémios

Os recursos listados abaixo foram submetidos ao Portal Casa das Ciências em 2024 ou submetidos antes, mas que só tenham sido publicados após 31 de Julho de 2024, e são os vencedores ao Prémio Casa das Ciências 2025 na categoria de Recurso Educativo.

A sessão de Prémios será dia 26 de novembro pelas 15h, no Anf. 0.05 do Dep. de Matemática da FCUP. Aberta ao público.


Abrindo as escolas para a educação para a sustentabilidade: o papel da educação científica

Xana Sá-Pinto - Universidade de Aveiro


Os desafios atuais da sustentabilidade são marcados por uma complexidade crescente, onde problemas interligados — ambientais, sociais e económicos — se amplificam mutuamente e tornam incerto o futuro. Este contexto tem contribuído para que muitos alunos experienciem ansiedade, perceção de impotência e uma sensação de bloqueio face ao que está por vir.

Perante esta realidade, a educação assume um papel decisivo: capacitar as novas gerações para transformar o medo em esperança informada, oferecendo-lhes oportunidades para compreenderem o mundo, tomarem decisões conscientes e empoderando-os para participarem ativamente no densenvolvimento de soluções — locais e globais, individuais e coletivas.

Mas como podemos concretizar esta missão? Nesta comunicação, apresentaremos o modelo de Open Schooling, que propõe uma escola aberta à comunidade como caminho para desenvolver competências essenciais à ação em prol da sustentabilidade. Com base na literatura científica recente e em referenciais educativos nacionais e internacionais, exploraremos como a abertura das escolas cria oportunidades autênticas de aprendizagem científica com base em problemas reais da comunidade, parcerias intersectoriais e promovendo o envolvimento de famílias a governança partilhada e a participação ativa dos alunos.

Serão discutidos exemplos práticos — inspirados em projetos diversos entre os quais destacaremos o BiblioLab, os projetos da ArmaSci com foco na Noite Europeia dos Investigadores em contextos Rurais, ou o ChamarResende — que ilustram como esta abertura promove aprendizagens significativas, fortalece a motivação para agir e contribui para transformar escolas emcentros de inovação e agentes de mudança nas suas comunidades.