Título

Plano Inclinado

Partilhar

Nº downloads 1473

Detalhes

Descrição

Simulação de um esquiador num plano inclinado, onde o utilizador pode realizar um significativo conjunto de controlos e observar os resultados. Desde logo pode alterar a massa do sistema (na caixa superior), a força de atrito na neve(na caixa do meio), o conjunto de atritos definidos pela posição do esquiador (na caixa inferior direita), a inclinação do plano (pode usar os dois cursores nas suas extremidades) e observar desde logo, antes de iniciar o movimento a representação gráfica das forças em presença. Trata-se de uma apresentação em Flash criada por Vladimir Vašcák, professor de Física e Matemática na Secondary Technical School em Zlin - Republica Checa, a quem agradecemos a disponibilidade pela cedência destes materiais para utilização no nosso portal. Os cinco botões redondos existentes na caixa de controlo do movimento - em baixo à esquerda - permitem actuar sobre a animação. A "nuvem" retira e coloca as nuvens para uma melhor observação. O altifalante retira e coloca o som. Os outros três são botões de controlo do movimento habituais. Note que todas as caixas de controlo podem ser movidas na área de trabalho

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.


Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 10º Ano

Unidade

Unidade 2 Energia e Movimentos - AL 2.1 – Energia cinética ao longo de um plano inclinado

Tema

Determinar velocidades em diferentes pontos de um percurso

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

plano inclinado, plano

Nome do ficheiro

rovina.swf

Tamanho do ficheiro

56.83 KB

Comentários

eu fiz o downoad mas nao consegui abrir. so que utilizei outra opção para abrir, mas quando abri nao estava à espera que fosse aquilo, esperava algo com um texto a esplicar mais coisas sobre o plano inclinado, mas de qualquer maneira eu adoro o vosso site, obrigada

21-05-2014

Guilherme Monteiro Webmaster

Precisa do plugin de Flash, que pode encontrar na nossa página de plugins ou directamente em: http://www.adobe.com/br/products/flashplayer.html Após a instalação bastará abrir o ficheiro no seu browser.

23-04-2012

António Bernardo Ferreira de Almeida

Fiz o download da simulação mas ele não corre no meu PC. Instalei o flash mas mesmo assim ele não corre. Vou tentar outra vez mais tarde, quando estiver a lecionar este tema.

21-04-2012

Recursos relacionados