Título

Potencial Electrostático

Partilhar

Nº downloads 205

Detalhes

Descrição

O objecto é um compacto que inclui uma pagina HTML na qual está inserido um applet onde se pode observar o campo eléctrico (potencial) criado por um conjunto de até 20 cargas em simultâneo. O objectivo é permitir ao utilizador perceber as alterações que a colocação de uma carga ou a alteração do seu valor produz no espaço em seu redor. A aplicação permite utilizar diferentes tipos de rigor e de resolução, pelo que se tornam interessantes as simulações que se podem realizar. Embora as cargas a colocar sejam de valores precisos e bem definidos ( -3, -2, -1, 1, 2 ) as suas posições e o seu número são perfeitamente arbitrários. Experimente por exemplo colocar em pontos separados do espaço do applet duas cargas de valores opostos ( 1 e -1 por exemplo) e depois acrescente uma outra carga e observe o que acontece.

 

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Unidade II - Electricidade e Magnetismo

Tema

Campo e potencial eléctrico

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Campo eléctrico, potencial eléctrico

Agradecimentos

É uma simulação traduzida e adaptada de um original do Wolfgang Bauer (The Applet Collection) , do Departamento de Física e Astronomia da Michigan State University, a quem agradecemos a disponibilidade para a utilização dos seus materiais na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

Potencial.zip

Tamanho do ficheiro

18.85 KB

Comentários

Recursos relacionados