Título

Pêndulo em mola

Autor

Walter Fendt

Partilhar

Nº downloads 61

Ver Online

Detalhes

Descrição

Aplicação que mostra a variação das grandezas associadas à oscilação de uma massa suspensa de uma mola - elongação, velocidade, aceleração, força e energia - durante a oscilação (assumindo a não existência de atrito). No espaço do applet, a zona verde é a dos controlos onde o utilizador pode seleccionar o gráfico que deseja observar bem como alterar os valores das grandezas em presença desde a constante da mola à massa do objecto suspenso. O ficheiro compactado deve ser descarregado para o computador (ou suporte) onde vai ser utilizado e feita a sua descompactação. Para activar basta abrir o ficheiro html com qualquer browser.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Unidade I - Mecânica

Tema

Mecânica da partícula - Movimentos oscilatórios

Tipo de recurso

HTML5

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Pêndulo

Agradecimentos

Da autoria de Water Fendt professor de Física, Matemática e Informática na Escola Secundária Paul-Klee-Gymnasium Gersthofen na Alemanha a quem agradecemos a disponibilidade para colocarmos/traduzirmos e adaptarmos este material no portal da Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

pendulo_mola.zip

Tamanho do ficheiro

45.31 KB

Comentários

Manuel Luís Silva Pinto

Excelente. A observação em Câmara lenta bem como o controlo das variáveis permite uma análise muito interessante do fenómeno

30-11--0001

Recursos relacionados