Título

Trabalho e Calor

Partilhar

Nº downloads 409

Detalhes

Descrição

Animação em Flash que mostra as diferentes situações passíveis de trocas energéticas de um sistema com o exterior. Muito interessante na perspectiva da compreensão da relação entre calor e trabalho. Trata-se de uma simulação que pode ser controlada para cada uma das situações possíveis. 

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.


Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 10º Ano

Unidade

Módulo Inicial - 2. Conservação da energia

Tema

Identificar trabalho e calor como quantidades de energia transferida entre sistemas

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Conservação da energia

Agradecimentos

Da autoria de Kouichi Yuasa professor na Miyazaki Prefecture High School no Japão, a quem agradecemos a disponibilidade para tradução e adaptação deste objecto.

Nome do ficheiro

Eng1stLawofThermodynamics.swf

Tamanho do ficheiro

36.70 KB

Comentários

Joaquim

Gostaria de apresentar algumas ideias sobre esta animação e o seu valor didáctico. A animação é muito boa, mas o mesmo não considero relativamente ao seu valor didáctico. De facto, esta animação promove e reforça a confusão entre os sinais algébricos do calor e trabalho e dá a entender que existem 4 primeiras leis da Termodinâmica, quando de facto só existe uma: deltaU = Q + W (contrariamente ao que se encontra no lado direito da animação). O que devia acontecer era estar escrito apenas Q + W e as opções da animação deveriam ser: aquecimento, arrefecimento, compressão e expansão. Para cada situação devia aparecer, respectivamente, Q>0, Q<0, W>0 e W<0, aparecendo a primeira lei sempre escrita deltaU = Q + W. Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional: anacleto@utad.pt Joaquim Anacleto

30-11--0001

Recursos relacionados