Título

Paralaxe Estelar Exagerada: o movimento aparente das estrelas devido ao movimento orbital da terra

Partilhar

Nº downloads 327

Detalhes

Descrição

 Vídeo com um pouco mais de 20 segundos de duração que explica através de uma animação simples, como a observação que fazemos da forma das constelações não é exactamente como a vemos por acção do próprio movimento da Terra. Repare no movimento aparente das estrelas que se observa em toda a animação, e que se encontra exagerado e ampliado para permitir uma exploração mais completa do fenómeno, bem como no movimento do sol e da Lua que se observa na parte inferior do ecrã, na zona das linhas de referência a azul e vermelho. Estas linhas ajudam a perceber qual o efeito de paralaxe (sobretudo a vermelha) e o enquadramento dos corpos celestes (a azul).

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Terra no Espaço

Tema

Universo - O que existe no Universo

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

universo, órbitas

Agradecimentos

Da autoria de Michael R. Gallis, professor de Física da Universidade do Estado da Pensilvânia nos Estados Unidos (Schuylkill Campus) que nos autorizou a sua colocação no portal Casa das Ciências e a quem agradecemos.

Nome do ficheiro

006-parallax.avi

Tamanho do ficheiro

11.64 MB

Comentários

José Vaz Luis

Vídeo sem som.Repetição de Paralaxe estelar.

09-02-2016

Recursos relacionados