Título

Efeito Fotoelétrico

Partilhar

Nº downloads 446

Detalhes

Descrição

  Aplicação em Java integrada numa página HTML estando os diferentes ficheiros compactados num ZIP que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado para poder ser lido sem problemas. Para abrir ative, na pasta que se gera ao descompactar, o ficheiro 37_efeito-fotoelectrico.html lá existente. Trata-se de um applet que permite observar, para um conjunto de quatro elementos (Césio, Berílio, Potássio e Sódio) o fenómeno do efeito fotoelétrico, permitindo-se ao utilizador um controlo – através de um cursor à direita do applet – a variação do comprimento de onda. Permite-se assim verificar o que acontece em função da energia da radiação incidente. O suporte teórico que acompanha esta simulação destina-se naturalmente à compreensão do fenómeno e é perfeitamente legível pelos alunos do Ensino Secundário.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Química - 10º Ano

Unidade

Unidade 1 - Das Estrelas aos Átomos 

Tema

Efeito Fotoelétrico

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Efeito fotoeléctrico, Efeito Fotoelétrico

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

Efeito-Fotoeletrico.zip

Tamanho do ficheiro

69.20 KB

Comentários

Recursos relacionados