Título

Balanças

Partilhar

Nº downloads 534

Detalhes

Descrição

  A aplicação propriamente dita, permite apenas simular o modo de equilibrar uma balança (seja ela romana, de Roberval ou de precisão) usando as massas marcadas ou então o cursor. Trata-se portanto de um exercício simples que qualquer aluno de qualquer nível de ensino pode fazer (neste caso simular).
A aplicação possui porém um documento, em formato HTML associado com o estudo teórico das equações de equilíbrio, que de modo nenhum se aplicam a anos de escolaridade mais baixos. Diremos mesmo que neste caso esse estudo já se encontra apontado ao Ensino Superior. É essa a razão para a qual o material não possui uma Unidade didática clara para a qual possamos dizer que este material é mais adequado.
Extremamente interessante e interativo, pode ser usado pelo docente em diferentes contextos educacionais explorando em todo ou em parte o conteúdo da informação. Note-se que existe associado à simulação uma página de apoio teórico significativamente desenvolvida e com bastante interesse.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Firefox, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.


Categoria

Física - 1º Ciclo

Unidade

Várias

Tema

Balanças

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Balanças, equilíbrio

Observações

Trata-se de uma aplicação em Java, que apesar de estar inicialmente proposta para o 1º Ciclo, pode ser usada em praticamente todos os níveis de ensino, desde os Cursos Profissionais ao Ensino Superior.

Agradecimentos

É uma aplicação da autoria de Gilbert Gastebois, professor em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

Balancas.zip

Tamanho do ficheiro

69.61 KB

Comentários

Jorge Mariano Fernandes Gouveia

Esta actividade serve para reforçar o conceito de equilibrio. O aluno deverá explorar-lo nas aulas de TIC. Nunca testei-o, mas penso fazê-lo com alunos do 3º ano, pois constitui um momento em que devemos abordar as máquinas simples, das quais a balança representa a alavanca.

26-03-2012

Recursos relacionados