Título

Lâminas de Birefringência

Partilhar

Nº downloads 180

Detalhes

Descrição

Aplicação que permite estudar o comportamento da luz em lâminas polarizadoras, em particular para as designadas lâminas de Semi-onda e de Quarto de onda (veja as respetivas definições no texto teórico). Permite-se ao utilizador parametrizar os elementos da simulação quer através de caixas de texto quer através de cursores que se encontram na vertical à direita da aplicação. Pode assim o utilizador controlar o comprimento de onda, a espessura da lâmina e o ângulo de polarização (?). O applet é acompanhado de um texto de apoio teórico de inegável qualidade que se encontra mais vocacionado para o Ensino Superior ou como complemento de formação para os professores.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 11º Ano

Unidade

Extensão E1 F3 - <font color="#800000">Profissionais</font>

Tema

Óptica Geométrica - Refracção - Aprofundamento

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Refracção, Refração

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor no liceu em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

birrefringencia-laminas-polarizacao.zip

Tamanho do ficheiro

80.00 KB

Comentários

Recursos relacionados