Apresentação com um vídeo incorporados da autoria do Professor Carlos Corrêa, do Departamento de Química da FCUP a quem agradecemos a disponibilidade de colocar os materiais neste portal. Trata-se de um ficheiro compactado em formato *zip, com uma apresentação e um vídeo incorporados que tem ser descompactado para o seu computador (ou suporte digital) antes de ser visualizado. Pode ser feita a observação independente do vídeo se assim se desejar, desde que se tenha a atenção de referir os cuidados a ter em termos laboratoriais para a execução destes procedimentos laboratoriais. Para ser feita a observação da apresentação com o vídeo inserido, tenha em atenção que deve sempre "clicar" fora das imagens, salvo indicação expressa em contrário, o que irá acontecer sempre que estiver um vídeo incorporado. Esta apresentação é uma curiosíssima experiência do que se pode observar em laboratório e uma excelente ideia da promoção do estudo da química. Embora este material esteja enquadrado no 12º Ano, numa lógica de organização de conteúdos programáticos, ele é muito mais do que isso, pois trata.se de facto de uma clara ideia de divulgação científica, neste caso da Química e deve ser associado a todas as intervenções educativas que pretendam promover o estudo desta ciência.
Objetivo de Aprendizagem
Categoria
Química - 12º Ano
Unidade
Várias
Tema
Vários
Tipo de recurso
Interatividade
Informação adicional
Palavras-chave
Reções químicas, laboratorial
Nome do ficheiro
Reacção oscilante.zip
Tamanho do ficheiro
18.66 MB
Comentários
Maria José de Carvalho Gonçalves Samora
Não sendo disponibilizado o protocolo para que a reação seja reproduzida, deixa de ter grande valor pedagógico pois a explicação não é verificada
25-05-2024
Giovani Santana Silva
Muito interessante. Achei ótimo, pois o conteúdo de reações oscilantes quase nunca é tratado nas aulas de química para os alunos do ensino médio, de modo que eles nem imaginam que esse tipo de reação pode existir.
A abordagem desse tipo de reação é muito importante para melhorar a visão dos alunos em relação à complexidade da química, a fim de que eles vejam que essa ciência nem sempre segue a determinadas leis ou regras (que eles, por exemplo, estudaram nos anos anteriores). Ou seja, que a química não é uma ciência tão exata.