Título

Reacção oscilante

Partilhar

Nº downloads 200

Detalhes

Descrição

Apresentação com um vídeo incorporados da autoria do Professor Carlos Corrêa, do Departamento de Química da FCUP a quem agradecemos a disponibilidade de colocar os materiais neste portal. Trata-se de um ficheiro compactado em formato *zip, com uma apresentação e um vídeo incorporados que tem ser descompactado para o seu computador (ou suporte digital) antes de ser visualizado.
Pode ser feita a observação independente do vídeo se assim se desejar, desde que se tenha a atenção de referir os cuidados a ter em termos laboratoriais para a execução destes procedimentos laboratoriais.
Para ser feita a observação da apresentação com o vídeo inserido, tenha em atenção que deve sempre "clicar" fora das imagens, salvo indicação expressa em contrário, o que irá acontecer sempre que estiver um vídeo incorporado.
Esta apresentação é uma curiosíssima experiência do que se pode observar em laboratório e uma excelente ideia da promoção do estudo da química. Embora este material esteja enquadrado no 12º Ano, numa lógica de organização de conteúdos programáticos, ele é muito mais do que isso, pois trata.se de facto de uma clara ideia de divulgação científica, neste caso da Química e deve ser associado a todas as intervenções educativas que pretendam promover o estudo desta ciência.

 

 


Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Química - 12º Ano

Unidade

Várias

Tema

Vários

Tipo de recurso

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Reções químicas, laboratorial

Nome do ficheiro

Reacção oscilante.zip

Tamanho do ficheiro

18.66 MB

Comentários

Giovani Santana Silva

Muito interessante. Achei ótimo, pois o conteúdo de reações oscilantes quase nunca é tratado nas aulas de química para os alunos do ensino médio, de modo que eles nem imaginam que esse tipo de reação pode existir. A abordagem desse tipo de reação é muito importante para melhorar a visão dos alunos em relação à complexidade da química, a fim de que eles vejam que essa ciência nem sempre segue a determinadas leis ou regras (que eles, por exemplo, estudaram nos anos anteriores). Ou seja, que a química não é uma ciência tão exata.

20-01-2014

Recursos relacionados