Título

As Estações do Ano: Como a Terra e o Sol interagem para dar origem às estações

Partilhar

Nº downloads 403

Ver Online

Detalhes

Descrição

Esta aplicação interativa permite explorar a mudança de estação na Terra ao relacionar a órbita e rotação da Terra com a insolação solar. A aplicação apresenta vários botões de controlo que permitem ao utilizador, por exemplo, alterar o ponto de vista, alterar a velocidade da visualização da rotação da Terra, sincronizar a rotação com a órbita, selecionar o mês do ano e observar diversos mapas e gráficos.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Terra no Espaço

Tema

Planeta Terra - Terra e Sistema Solar

Tipo de recurso

HTML5

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

estações do ano

Agradecimentos

Da responsabilidade de Tom Whittaker, professor da University of Wisconsin-Madison (EUA), a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação dos materiais na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

Estacoes-do-ano.zip

Tamanho do ficheiro

542.74 KB

Comentários

Maria Cristina Moyses

Muito bom:Contando dias, semanas, meses e anos_A utilidade mais óbvia da observação do céu é a marcação do tempo. Não é difícil notar que, quando o Sol está no céu, o firmamento se torna azul claro,e o ambiente fica iluminado. Foi essa condição que permitiu a locomoção,a caça,a coleta e todas as atividades importantes ao ser humano primitivo, vivendo com dificuldades na África há centenas de milhares de anos. Esmiuçando essas observações, os antigos notaram que, ao longo do tempo, o chamado astro rei parecia fazer uma travessia pelo céu (surgindo na região leste e se pondo para os lados do oeste), e quando ele sumia, em seguida, caía a noite.

19-10-2014

Recursos relacionados