Título

Estações do ano

Partilhar

Nº downloads 688

Detalhes

Descrição

Protocolo de uma actividade que simula a inclinação do eixo de rotação da Terra e o movimento de translação, permitindo analisar a influência destes factores nas estações do ano.


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Terra no Espaço

Tema

Terra no Sistema Solar

Tipo de recurso

PDF

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Estações do ano, rotação, translação, guião, atividade

Nome do ficheiro

Estações do ano.pdf

Tamanho do ficheiro

338.42 KB

Comentários

José Viegas Gonçalves

Como nota complementar sugiro que se represente graficamente a evolução da duração do dia (nascer ao pôr do Sol) ao longo de um ano, assinalando os solstícios e equinócios. Na variação ?sinusoidal? obtida verificar que o total da duração dos dias da Primavera é ?igual? ao total da duração dos dias do Verão verificando-se também a ?igualdade? entre o total da duração dos dias do Outono e do Inverno. Dada essa ?igualdade? pedir sugestões para explicar porque é o Verão mais quente que a Primavera e o Inverno mais frio que o Outono. Para um exemplo em Portugal (Beja ? latitude ~37,5 º) verifica-se que à variação sinusoidal da variação dos dias ao longo do ano corresponde uma variação da temperatura média ao logo do ano também aproximadamente sinusoidal mas desfasada cerca de 6 semanas em relação à duração dos dias, isto é, enquanto a duração máxima do dia se observa no solstício de Verão a temperatura máxima atinge-se cerca de 6 semanas depois. Ao solstício de Inverno ? dia de duração mínima ? correspondem dias de temperatura mínima cerca de 6 semanas depois. De notar também que mesmo em Portugal continental a diferença entre o dia de duração máxima em Faro (L ~ 37,0 º) e em Monção (L ~ 42,0 º) é de cerca ½ hora (31 minutos) o mesmo acontecendo ao dia de duração mínima.

30-11--0001

Recursos relacionados