Título

Coronavírus dos animais e do Homem

Partilhar

Nº downloads 76

Ver Online

Ver online.

Ver jogo.

Detalhes

Descrição

Esta atividade pode ser explorada nos seguintes níveis de ensino: Básico • Ciências Naturais do 6º ano, no domínio “Agressões do meio e integridade do organismo”: Distinguir microrganismos patogénicos e microrganismos úteis ao ser humano, partindo de exemplos familiares aos alunos; relacionar a existência de mecanismos de barreira naturais no corpo humano com a necessidade de implementar medidas de higiene que contribuam para a prevenção de doenças infecciosas. Ciências Naturais do 9º ano, no domínio “Viver melhor na Terra”: Caracterizar as principais doenças provocadas pela ação de agentes patogénicos mais frequentes; Interpretar informação sobre os determinantes do nível de saúde individual e comunitária, analisando a sua importância na qualidade de vida de uma população; Explicar o modo como as “culturas de risco” podem condicionar as medidas de capacitação das pessoas, pondo em causa a promoção da saúde; Analisar criticamente estratégias de atuação na promoção da saúde individual, familiar e comunitária, partindo de questões enquadradas em problemáticas locais, regionais ou nacionais; Discutir o contributo da ciência e da tecnologia na evolução do conhecimento genético e das suas aplicações na sociedade e interpretar informação relativa a estruturas celulares portadoras de material genético. Secundário • Biologia e Geologia do 10o ano no domínio “Evolução Biológica”: Explicar situações que envolvam processos de evolução divergente/ convergente; explicar a diversidade biológica com base em modelos e teorias aceites pela comunidade científica. Biologia e Geologia do 11o ano no domínio “Crescimento, renovação e diferenciação celular”: Relacionar a expressão da informação genética com as características das proteínas e o metabolismo das células; interpretar situações relacionadas com mutações génicas, com base em conhecimentos de expressão genética. Biologia do 12º ano no domínio “Imunidade e controlo de doenças”: Explicar processos imunitários (defesa específica/ não específica; imunidade humoral/ celular, ativa/ passiva). Ensino Profissional •Serviços de Saúde; Ciências Dentárias; Serviços de Apoio a Crianças e Jovens; Trabalho Social e Orientação. Ensino Superior • Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, Odontologia, Enfermagem, Biologia, Fisioterapia, Zootecnia, Educação, Ciências Biomédicas, Farmácia, etc.

Objetivo de Aprendizagem

Este livro pretende reunir e divulgar informação sobre a origem, evolução e patogenia dos coronavírus dos animais e do Homem, de uma forma simples e acessível, que ajude a esclarecer dúvidas e receios, e a perceber as razões subjacentes às ações de prevenção da transmissão destes agentes. No jogo de tabuleiro e cartas (Beat Corona) são explorados alguns dos conceitos mencionados no livro, e comportamentos relacionados com a vida em sociedade e as suas implicações na transmissão de doenças provocadas por coronavírus, entre as quais a COVID-19. Este jogo poderá ser usado como recurso pedagógico em contexto de sala de aula, ou como mera atividade de lazer e aprendizagem.

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 3º Ciclo

Unidade

Vírus

Tema

Epidemiologia e infeção

Tipo de recurso

PDF

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Coronavírus, imunidade, zoonose, infeção, vacina, evolução genómica, infecção, vírus, doença, prevenção, microrganismos, agentes patogénicos, saúde

Nome do ficheiro

Coronavirus.zip

Tamanho do ficheiro

18.39 MB

Comentários

Maria José de Carvalho Gonçalves Samora

Usei em contexto de sala de aula. Resultou muito bem.

15-03-2022

Maria Madalena Martins Patrício

Jogo interessante e que faz todo o sentido jogar (nos tempos em que vivemos)! Parabéns

04-01-2022

Recursos relacionados