Título

Coronavírus dos animais e do Homem

Partilhar

Nº downloads 186

Ver Online

Ver online.

Ver jogo.

Detalhes

Descrição

Esta atividade pode ser explorada nos seguintes níveis de ensino:

Básico • Ciências Naturais do 6º ano, no domínio “Agressões do meio e integridade do organismo”: Distinguir microrganismos patogénicos e microrganismos úteis ao ser humano, partindo de exemplos familiares aos alunos; relacionar a existência de mecanismos de barreira naturais no corpo humano com a necessidade de implementar medidas de higiene que contribuam para a prevenção de doenças infecciosas.

Ciências Naturais do 9º ano, no domínio “Viver melhor na Terra”: Caracterizar as principais doenças provocadas pela ação de agentes patogénicos mais frequentes; Interpretar informação sobre os determinantes do nível de saúde individual e comunitária, analisando a sua importância na qualidade de vida de uma população; Explicar o modo como as “culturas de risco” podem condicionar as medidas de capacitação das pessoas, pondo em causa a promoção da saúde; Analisar criticamente estratégias de atuação na promoção da saúde individual, familiar e comunitária, partindo de questões enquadradas em problemáticas locais, regionais ou nacionais; Discutir o contributo da ciência e da tecnologia na evolução do conhecimento genético e das suas aplicações na sociedade e interpretar informação relativa a estruturas celulares portadoras de material genético.

Secundário • Biologia e Geologia do 10º ano no domínio “Evolução Biológica”: Explicar situações que envolvam processos de evolução divergente/ convergente; explicar a diversidade biológica com base em modelos e teorias aceites pela comunidade científica.

Biologia e Geologia do 11º ano no domínio “Crescimento, renovação e diferenciação celular”: Relacionar a expressão da informação genética com as características das proteínas e o metabolismo das células; interpretar situações relacionadas com mutações génicas, com base em conhecimentos de expressão genética.

Biologia do 12º ano no domínio “Imunidade e controlo de doenças”: Explicar processos imunitários (defesa específica/ não específica; imunidade humoral/ celular, ativa/ passiva).

Ensino Profissional •Serviços de Saúde; Ciências Dentárias; Serviços de Apoio a Crianças e Jovens; Trabalho Social e Orientação. Ensino Superior • Medicina, Medicina Veterinária, Biologia, Odontologia, Enfermagem, Biologia, Fisioterapia, Zootecnia, Educação, Ciências Biomédicas, Farmácia, etc.

Objetivo de Aprendizagem

Este livro pretende reunir e divulgar informação sobre a origem, evolução e patogenia dos coronavírus dos animais e do Homem, de uma forma simples e acessível, que ajude a esclarecer dúvidas e receios, e a perceber as razões subjacentes às ações de prevenção da transmissão destes agentes. No jogo de tabuleiro e cartas (Beat Corona) são explorados alguns dos conceitos mencionados no livro, e comportamentos relacionados com a vida em sociedade e as suas implicações na transmissão de doenças provocadas por coronavírus, entre as quais a COVID-19. Este jogo poderá ser usado como recurso pedagógico em contexto de sala de aula, ou como mera atividade de lazer e aprendizagem.

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Biologia - 3º Ciclo

Unidade

Vírus

Tema

Epidemiologia e infeção

Tipo de recurso

PDF

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Coronavírus, imunidade, zoonose, infeção, vacina, evolução genómica, infecção, vírus, doença, prevenção, microrganismos, agentes patogénicos, saúde

Observações

Recurso Premiado em 2022 - Prémio de Mérito

Nome do ficheiro

Coronavirus.zip

Tamanho do ficheiro

18.39 MB

Comentários

Maria José de Carvalho Gonçalves Samora

Usei em contexto de sala de aula. Resultou muito bem.

15-03-2022

Maria Madalena Martins Patrício

Jogo interessante e que faz todo o sentido jogar (nos tempos em que vivemos)! Parabéns

04-01-2022

Recursos relacionados