Título

Líquenes de Rio Frio - Bragança

Partilhar

Nº downloads 43

Ver Online

Detalhes

Descrição

No vídeo, “Líquenes de Rio Frio – Bragança”, apresentam-se diversos líquenes existentes numa aldeia, rural, do concelho de Bragança. Define-se líquen como uma associação entre, dois ou mais, seres vivos distintos, os quais desempenham funções morfológicas, fisiológicas e ecológicas específicas, que no seu conjunto beneficiam a sobrevivência da associação, bem como, a colonização de áreas de distribuição mais amplas do que aquelas que os seres por si sós poderiam habitar. Aborda-se a possibilidade de alguns líquenes serem bons indicadores da qualidade do ar, e, ainda, alguns dos usos que os seres humanos têm dado aos líquenes.

Objetivo de Aprendizagem

Explorar as dinâmicas de interação existentes entre os seres vivos; Identificar a relação interespecífica de simbiose entre os seres que integram os líquenes; Compreender como a relação interespecífica de simbiose entre os seres que integram os líquenes pode amplificar a sua área de distribuição. Identificar os líquenes como associações interespecíficas pioneiras numa sucessão ecológica.

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 3º Ciclo

Unidade

Sustentabilidade na Terra – Ecossistemas

Tema

Fatores bióticos e ecossistemas

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Algas, Bioindicador, Cianobactérias, Comunidade pioneira, Fotobionte, Micobionte, Líquenes, Qualidade do ar, Simbiose, Sucessões ecológicas, Fatores bióticos, Factores bióticos, Ecossistemas

Nome do ficheiro

Líquenes de Rio Frio 2 Outubro 2022.zip

Tamanho do ficheiro

52.45 MB

Comentários

Recursos relacionados