Título

Calor de Reacção

Partilhar

Nº downloads 323

Detalhes

Descrição

 Animação em Flash extremamente interessante que permite ao utilizador realizar de forma virtual diversas experiências com diferentes misturas de soluções para determinar a elevação (ou não) da temperatura num sistema em reacção química, nomeadamente entre um ácido e uma base. Existem nove compostos em cada uma das janelas correspondentes a cada um dos tanques para que se faça a selecção. O utilizador pode escolher qual a substância que deseja colocar em cada tanque e, para cada uma delas definir quantidades e concentrações. Note que se decidir misturar duas substâncias que não reagem o sistema avisa-o disso mesmo. O utilizador pode guardar os resultados e coloca-os num gráfico seguindo as instruções do sistema. É portanto uma simulação que admite o erro, pois nem sempre as soluções reagem, e nem sempre existe calor de reacção. Note ainda que após cada cada experiência pode realizar novos testes com os mesmos compostos, mudando apenas quantidades e concentrações.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.


Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Química - 11º Ano

Unidade

Unidade 1 - Química e Indústria: Equilíbrios e Desequilíbrios

Tema

Interpretar a energia da reacção como saldo energético

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Química, reação, calor, solução, concentração, experiência

Observações

Deve descarregar o ficheiro *.zip para o seu computador, descompactá-lo e, na pasta que se cria, abrir o ficheiro HTML lá existente.

Agradecimentos

A simulação é da autoria de Tom Greenbowe que nos autorizou a colocação do material e sua adaptação e a quem agradecemos. É professor de Química e Coordenador do respectivo Departamento na Universidade do Iowa nos Estados Unidos.

Nome do ficheiro

calor de reacção_PT.zip

Tamanho do ficheiro

34.00 KB

Comentários

Recursos relacionados