Título

Estrelas e Planetas

Autor

Miguel Neta

Partilhar

Nº downloads 1810

Detalhes

Descrição

Este projecto, um conjunto de sessões teóricas e a elaboração de um pequeno livro de astronomia, é destinado a alunos dos 3º ou 4º anos do ensino básico. Apesar de a construção do livro poder funcionar como projecto autónomo, é preferível usá-lo como um acrescento dos conteúdos leccionados em sala de aula na área de Estudo do Meio. Fazem parte deste projecto um conjunto de três apresentações multimédia correspondentes aos três temas mencionados no livro a elaborar: Estrelas e planetas, Sistema Solar e as fases da Lua. O vídeo EstrelasePlanetas (anexo aos materiais) mostra o livro acabado e poderá ser uma ajuda para a sua elaboração.


Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Introdução às Ciências - 1º Ciclo

Unidade

Estudo do Meio

Tema

Não Aplicável

Tipo de recurso

Apresentação

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Estrela, Planeta, Planetário, Livro, Astronomia, Sistema Solar, Lua, Modelo

Observações

Material Premiado em 2011 - Prémio de Excelência.

Nome do ficheiro

Estrelas e Planetas.zip

Tamanho do ficheiro

37.11 MB

Comentários

celia maria alves gomes alves

Excelente recurso para preparação e utilização nas aulas.

08-10-2014

Fernando Manuel Baptista da Silva Alfacinha Duarte

Bastante útil mas poderia estar um pouco mais apelativo dentro da faxa etária a que se destina; em termos de imagens (falta a de jupiter e saturno poderia ter os aneis); na apresentação das fases da Lua o movimento julgo estar um pouco confuso uma vez que a Lua executa o movimento no sentido dos ponteiros do relógio.

13-11-2012

José Viegas Gonçalves

Mais uma vez, não se deve esquecer que tudo o que é relativo a sentidos de rotação é, normalmente, apresentado do ponto de vista do hemisfério Norte ou dum observador na estrela polar! Os sentidos são inversos para quem viva no hemisfério Sul! (Observe o que se passa fazendo o pino!) Notar que a Lua só é mentirosa no hemisfério Norte. Para quem viva no hemisfério Sul, Brasil ou Angola, por exemplo, é vista como C no quarto crescente e como D no quarto minguante (decrescente), não sendo, neste caso, mentirosa.

30-11--0001

Recursos relacionados