Título

Desintegrações Radioativas

Partilhar

Nº downloads 798

Detalhes

Descrição

  Aplicação em Java integrada numa página HTML estando os diferentes ficheiros compactados num ZIP que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado para poder ser lido sem problemas. Para abrir ative, na pasta que se gera ao descompactar, o ficheiro 41_radioactividade-decaimento.html lá existente. Trata-se de um applet que permite observar, para um número predeterminado de núcleos passíveis de serem escolhidos pelo utilizador numa DropBox colocada no cimo do applet, o decaimento radioativo, mostrando as emissões realizadas e as respetivas trajetórias (por opção). As opções de observação estão disponíveis nos botões inferiores ao applet. O suporte teórico que acompanha esta simulação destina-se naturalmente à compreensão do fenómeno e da própria construção do applet e, está claramente mais direcionado para os docentes ou para alunos dos primeiros anos do Ensino Superior, embora seja perfeitamente legível pelos alunos do Secundário com uma boa preparação em Física. Da autoria de Gilbert Gastebois, professor em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material. A bandeira francesa aponta para o material original na página do Professor Gastebois.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Química - 10º Ano

Unidade

Unidade 1 - Das Estrelas aos Átomos

Tema

Radiação

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Química, física, radioatividade, decaimento, emissões

Nome do ficheiro

desintegracoes-radioativas.zip

Tamanho do ficheiro

70.29 KB

Comentários

Margarida Isabel Colaço de Faria

Para qd voltar a dar o 10ºano.

09-04-2012

Recursos relacionados