Título

Origem do cancro da mama

Partilhar

Nº downloads 1304

Detalhes

Descrição

  Neste vídeo  animado, podem-se visualizar os resultados da investigação publicados na revista Nature Medicine (2009, Vol. 158, n.º8) pelo laboratório de Jane Visvader e Geoffrey Lindeman. A glândula mamária é constituída por três tipos de células principais: células alveolares, ductais e mioepiteliais. As células estaminais podem-se desenvolver em qualquer destes três tipos de células maduras, passando por uma série de estados intermédios. Um dos estados intermédios é o da célula progenitora luminal, que pode transformar-se numa célula alveolar ou ductal. O artigo descreve como uma forma aberrante da célula progenitora luminal está envolvida no desenvolvimento de algumas formas de cancro de mama.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 12º Ano

Unidade

Unidade 3 - Imunidade e Controlo de Doenças

Tema

Desequilíbrios e doenças

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Desequilíbrios, doenças, cancro, Imunidade, Controlo de Doenças

Agradecimentos

Da autoria de Etsuko Uno e Drew Berry, 2010, é um vídeo da Walter and Eliza Hall Institute a quem agradecemos na pessoa de Drew Berry, a disponibilidade para publicação na Casa das Ciências com a respetiva tradução e adaptação.

Nome do ficheiro

03_origem-cancro-mama_V2.wmv

Tamanho do ficheiro

12.82 MB

Comentários

Recursos relacionados