Título

Tubos ressonantes

Partilhar

Nº downloads 426

Detalhes

Descrição

Aplicação interativa em flash que simula o movimento oscilatório num tubo ressonante, aberto ou fechado. Todos os cursores que o utilizador deve usar para manipular a simulação localizam-se do lado direito do ecrã. Pode fazer variar os valores da frequência de ressonância, do comprimento do tubo e do ralenti; pode também selecionar alguns valores de frequência de ressonância pré-determinados. O utilizador pode ainda determinar se o tubo é aberto ou fechado. Para além disso, é possível também fazer uma visualização em que a frequência ou o comprimento do tubo vão aumentando progressivamente (botões do canto inferior direito).

 

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalada a extensão Flash Emulator do Google Chrome, cujo download poderá fazer através da nossa página de Utilidades.


Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Unidade I - Mecânica

Tema

Movimentos Oscilatórios

Tipo de recurso

Flash

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Movimentos oscilatórios

Agradecimentos

Esta animação faz parte do portal Animations Flash pour la physique, da responsabilidade de Thomas Fleisch, do Departamento de Física da Université de Montréal, a quem agradecemos a autorização para a tradução e publicação na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

03-22_tubos-ressonantes-pt2.swf

Tamanho do ficheiro

49.28 KB

Comentários

Recursos relacionados