Título

AEV Plano Inclinado

Partilhar

Nº downloads 1005

Detalhes

Descrição

 Esta Atividade Experimental Virtual (AEV) representa a interação física entre as superfícies de um corpo e de um plano inclinado, onde os únicos parâmetros físicos variáveis e suscetíveis de serem alterados, são os coeficientes de atrito entre as superfícies de contacto,a massa dos corposa área da superfície de contacto, o ângulo do plano inclinado e a posição inicial do corpo no plano inclinado.
A simulação foi concebida para complementar e aprofundar o estudo experimental da atividade prática laboratorial APL 2.1 e APL 2.3 do programa de Física do 10º ano. Todavia a sua aplicabilidade estende-se aos restantes anos do secundário, ao 9º ano do ensino básico e aos cursos de física geral em universidades. Está disponível em duas versões: versão professor e versão aluno, com objetivos didáticos distintos. 
No geral o objetivo desta simulação é oferecer aos estudantes a possibilidade de efetuarem experiências virtuais, sobre a relação entre a energia e as forças não conservativas em sistemas mecânicos. As atividades propostas permitem os estudos energético, cinemático e dinâmico do fenómeno, potenciando ainda a compreensão da influência dos coeficientes de atrito no movimento translacional e rotacional dos corpos. 

 

 


Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Física - 10º Ano

Unidade

Unidade 2 - Energia em Movimentos (10º ano de Física); Unidade 1 - Movimentos na Terra e no Espaço (11º ano); Unidade 1 _ Mecânica - TL 1.2 (12º ano); Tema D - Viver Melhor na Terra - Subtema: Em Trânsito (9º ano).

Tema

Estudo cinemático e energético de um corpo deslizando ao longo de um plano inclinado

Tipo de recurso

Aplicação

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Energia, forças não conservativas, sistemas mecânicos

Observações

Material Premiado em 2014 - Prémio de Excelência

Nome do ficheiro

AEV Plano Inclinado.zip

Tamanho do ficheiro

5.49 MB

Comentários

Carlos Dias

Recurso simples mas eficaz

16-11-2017

Isabel Santos

Excelente qualidade; muito útil.

09-06-2014

Jaime Alberto dos Santos Cardoso

Fazendo este tema obviamente sempre parte dos programas de Física ao nível do Ensino Secundário, apesar de eu me encontrar já aposentado, valorizo bastante o terem portugueses conseguido realizar um "stand-alone software", moldável a simulações das grandezas relevantes para aquele nível: parabéns aos autores pelo bom carácter didáctico do AEV Plano Inclinado!

23-05-2014

Rosa da Conceição Leitão Costa

Estou a explorar para aplicar na aula. Está interessante e de facil utilização. Quando o aplicar com os alunos poderei dizer algo mais. Para já estou bastante satisfeita é uma otima ferramenta de trabalho. Os meus parabéns aos autores.

29-04-2014

Recursos relacionados