Título

O Cão de Muge – um amigo pré-histórico

Partilhar

Nº downloads 2

Ver Online

Detalhes

Descrição

Este filme de animação digital reflete a feliz fusão entre o cinema e a ciência. Conta a história de um cão com cerca de 7.600 anos. O mais antigo esqueleto quase completo de que há registo na Península Ibérica. O seu esqueleto foi encontrado por arqueólogos no final do século XIX em Muge, Portugal. Mais recentemente foi alvo de um estudo detalhado com as mais avançadas tecnologias ao dispor: de datação por radiocarbono, de análise de isótopos, de genómica e de imagiologia, que permitiram a interpretação da sua vida e morte. Esta é uma história de zooarqueologia. "O Cão de Muge – um amigo pré-histórico” é um filme de divulgação científica que combina criatividade e beleza.

Aqui ficam os endereços para acesso ao filme e versões legendadas em diferentes línguas:

Objetivo de Aprendizagem

A visualização deste filme pode ajudar o Professor de Biologia a introduzir e a explorar o conceito de evolução biológica, utilizando como exemplo a domesticação e a selecção artificial como forças evolutivas impostas pelo homem e, ainda, focar os resultados de paleogenómica que permitem ao Professor abordar o tema das biomoléculas, em particular o ácido nucleico DNA (sua constituição e preservação química), da Biologia Molecular e do código genético que reserva em si a informação das caraterísticas fenotípicas.

Poderá ser útil para o Professor de Química e Geologia a propósito da descrição dos elementos químicos e seus isótopos, que permitem a datação de restos antigos com matéria orgânica e inferências sobre a dieta do indivíduo, a sua proveniência ou mobilidade durante a vida

Para o Professor de História (apesar de modo muito breve) este filme percorre alguns períodos pré-históricos e históricos.

De um modo geral, é possível também explorar o tema das evolução da tecnologia e do seu impacto no acumular de conhecimento e acesso à informação.

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 11º Ano

Unidade

Biologia

Tema

Cinema - filme de animação digital ilustrado

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

cão, domesticação, zooarqueologia

Nome do ficheiro

5f77b8311eb8c589543496.zip

Tamanho do ficheiro

1.01 GB

Comentários

Carla

Adorei, irei utilizar como recuperação neste período de Pandemia.

16-10-2020

Ana Elisabete Pires

Este trabalho teve a participação de jovens estudantes (na altura) muito talentosos: Inês Carrilho, Maria Vieira, Ricardo Matos e Joana Manarte. Gostei muito de envolver estes estudantes neste projecto!

14-10-2020

Sérgio Gomes Machado

Parabéns pelo recurso. Muitas horas na elaboração das aquarelas e posterior edição do video e imagem mas que resultaram num resultado excelente. São professores como a Ana Elisabete que relembram os demais que já estamos no séc. XXI.

11-10-2020

Recursos relacionados