CADERNO DE CAMPO | Estrutura Secundária e Crescimento Secundário em Plantas Vasculares – Como crescem as árvores (Vol. VII)
Da Série Cadernos de Campo
CADERNO DE CAMPO | Estrutura Secundária e Crescimento Secundário em Plantas Vasculares – Como crescem as árvores (Vol. VII)
Sétimo volume da Série Cadernos de Campo.
O crescimento secundário é o processo responsável pelo aumento em diâmetro do caule e da raiz nas plantas vasculares, permitindo a formação de estruturas lenhosas, maior sustentação mecânica e expansão da capacidade de transporte. Este crescimento é mediado por dois meristemas secundários: o câmbio vascular e o felogénio, que geram tecidos organizados em anéis concêntricos. É um processo característico de gimnospérmicas e eudicotiledóneas, mas ausente na maioria das monocotiledóneas, com exceções notáveis que apresentam um crescimento secundário anómalo. O crescimento secundário permite a longevidade de árvores e arbustos, a formação de lenho e a substituição da epiderme por uma camada protetora mais resistente — a periderme — e, em fases mais avançadas, o ritidoma, a casca madura.
Pensado e idealizado para alunos do Ensino Superior e todos os interessados em Botânica.
Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o Adobe Reader, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.
Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.
Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.
Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.
Biologia - 12º Ano
7_Caderno_de_campo_Estrutura_Secundária.pdf
2.39 MB