Título

Medicina e arte

Partilhar

Descrição

Na imagiologia cardíaca, uma nova tecnologia estuda os “vórtices” (redemoinhos) que o san­gue forma e acrescenta informação ao Doppler a cor. Possibilita estudar a energia cinética das células sanguíneas e avaliar a repercussão dos desvios da normalidade em dilatações ou em al­terações degenerativas ou pró-trombóticas.

Na lindíssima imagem observamos, em vi­sualização computacional, dois ventrículos esquerdos na diástole. O cardiologista olha e vê: no da esquerda, um enchimento ventri­cular sem restrições; no da direita surge um outro fluxo, de regurgitação da válvula aórtica à esquerda, que vai causar uma diminuição da profundidade do “vórtex” de enchimento nor­mal do coração, distorcê-lo e explicar um so­pro que se ausculta nas insuficiências valvu­lares aórticas graves (rodado de Austin Flint).

A imagem poderia estar numa galeria de pintura e possui uma simplicidade e intensida­de de cor de suster a respiração. É um instan­tâneo de uma estrutura em movimento, mas não deixa de mostrar a ondulação do fluxo e as suas interferências e apontar a maravilha que é o funcionamento da bomba que é o coração.

Classificação

Localização

Data de Publicação

15 de Dezembro de 2020

Data de Realização

Novembro de 2020

Nº de visualizações

1092

Resolução

1770px X 2594px

Formato

.jpg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas