Título

Canhão de Newton

Partilhar

Nº downloads 274

Detalhes

Descrição

Ficheiro em hipertexto, constituído por uma página html, um aplet e um texto complementar em formato pdf. O applet, simula a ideia de Newton, descrita nos seus "Principia" de que um canhão situado numa montanha suficientemente alta e com a velocidade adequada poderia dar a volta a Terra. Essencialmente é a descrição das trajectórias parabólicas de um corpo sujeito a uma velocidade horizontal.  

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 11º Ano

Unidade

Unidade 1 - Movimentos na Terra e no espaço

Tema

O movimento segundo Aristóteles, Galileu e Newton

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

movimento, Aristóteles, Galileu, Newton, movimentos na terra e no espaço

Observações

O documento texto está em português, traduzido e adaptado e reporta-se à vida de Newton e algumas ideias essenciais, possuindo ligações para informação complementar. Todo este conjunto está sob a forma de um ficheiro *.zip que deve ser descompactado para uma pasta de onde se executa o ficheiro newtmtn.html

Agradecimentos

É uma simulação da autoria de Drew Dolgert para o curso Galileo and Einstein do Professor Michael Fowler do Departamento de Física da Universidade de Virgínia nos Estados Unidos a quem agradecemos a autorização para traduzir e adaptar estes materiais para colocação no portal da Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

Canhão de Newton.zip

Tamanho do ficheiro

897.67 KB

Comentários

Manuel Luís Silva Pinto

Material que possui uma vertente da História da Ciência interessante. Deve ser lido o documento texto que o acompanha.

30-11--0001

Recursos relacionados