Título

Bilhar

Partilhar

Nº downloads 160

Detalhes

Descrição

O objecto é um compacto que inclui uma pagina HTML na qual está inserido um applet em java que simula de forma simplificada a mesa de um bilhar, onde se movem duas bolas, uma vermelha e uma branca. Repare que ao colocar o applet em funcionamento, ele vai “demorara2 um pouco a realizar os movimentos, porque se trata se uma simulação em que os cálculos que lhe estão subjacentes são feitos com o maior realismo possível, desde as trajectórias até ao atrito no pano da mesa. Ao utilizador é permitido mudar o valor do momento aplicado à bola branca, tal com no se descreve na página de instruções.

 

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 11º Ano

Unidade

Unidade 1 - Movimentos na Terra e no Espaço

Tema

AL 1.4 órbitas

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Órbitas, Movimentos na Terra e no Espaço

Agradecimentos

Trata-se de uma simulação traduzida e adaptada de um original do Professor Wolfgang Bauer, do Departamento de Física e Astronomia da Michigan State University, a quem agradecemos a disponibilidade para a utilização dos seus materiais na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

Bilhar.zip

Tamanho do ficheiro

18.97 KB

Comentários

Recursos relacionados