Título

ADN

Partilhar

Nº downloads 893

Detalhes

Descrição

  Aplicação em Java integrada numa página HTML estando os diferentes ficheiros compactados num ZIP que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado para poder ser lido sem problemas. Para abrir ative, na pasta que se gera ao descompactar, o ficheiro 07_ADN.html lá existente. Trata-se de um applet que permite estudar numa perspectiva tridimensional a molécula do ADN, bem como os seus constituintes fundamentais, como as bases, os nucleótidos e respetivas interligações. A escolha dos diferentes elementos é feita na dropbox colocada na parte superior do applet e, as opções de visualização, são feitas com o controlo nos botões da parte inferior. Note ainda que existe também na parte de baixo do applet uma outra dropbox que permite reconstruir uma molécula de ADN adicionando passo a passo pares de bases segundo a escolha do utilizador. Uma outra opção, bastante interessante por sinal, surge quando na caixa superior se faz a opção OUTRAS. Neste caso, a possibilidade de se analisar a complementaridade dos pares de bases é o processo apresentado ao utilizador.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Biologia - 12º Ano

Unidade

Unidade 2 — Património Genético

Tema

Fundamentos de engenharia genética

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

engenharia genética, genética, património genético, adn

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

ADN.zip

Tamanho do ficheiro

40.72 KB

Comentários

Isabel Fernandes Ribeiro

Um suporte bastante útil, uma vez que por vezes os alunos têm dificuldade em imaginar a molécula em 3D e localizar os constituintes.

14-12-2018

Guilherme Monteiro Webmaster

Veja, por favor, as 3 primeiras imagens deste álbum, que deverão ajudar à resolução do problema: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.557450364314939.1073741847.233216433405002&type=3

22-09-2014

Ana Margarida Freire Aleixo

Quando abre a nova janela de navegação, recebo informação de que as definições de segurança não me permitem visualizar o recurso. Como posso resolver o problema?

19-09-2014

Margarida Maria Pinho de Miranda Patronilho

Os vídeos podem ser um excelente complemento à leccionação dos conteúdos conceptuais relativos ao DNA, tradução, síntese proteica e mitose. Gostei particularmente do vídeo da mitose! É pena que não seja dada ênfase às especificidades da citocinese em células eucarióticas vegetais. Obrigada pelos materiais disponibilizados!

11-06-2012

Recursos relacionados