Título

Experiência de Young - Mecânica Quântica

Partilhar

Nº downloads 178

Detalhes

Descrição

  Aplicação em Java integrada numa página HTML estando os diferentes ficheiros compactados num ZIP que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado para poder ser lido sem problemas. Para abrir ative, na pasta que se gera ao descompactar, o ficheiro 29_mecanica-quantica.htm lá existente. Trata-se de um applet que permite observar, de forma controlada pelo utilizador o fenómeno da produção de interferências na dupla fenda (fenómeno conhecido como da interferência na dupla fenda de Young) mas com uma fonte emissora de eletrões. O utilizador pode em termos de observação, controlar quer a emissão (usando os cursores à direita) quer a observação da aplicação, mudando de uma para duas fendas e vice-versa, e clarificando a observação da curva teórica assumida pelo fenómeno. O suporte teórico que acompanha esta simulação não é de modo nenhum adequado a alunos do Secundário, mas pode ser usado quer em termos da formação complementar dos professores quer na utilização por alunos do Ensino Superior. De qualquer modo, o applet em si, é perfeitamente passível de ser “mostrado” para alunos de 12º Ano.


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Unidade III - Física Moderna

Tema

Introdução à física quântica

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Experiência de Young, Introdução à física quântica, física moderna

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

Mecanica-Quantica.zip

Tamanho do ficheiro

243.15 KB

Comentários

Recursos relacionados