Título

Conversor Analógico-Digital

Partilhar

Nº downloads 338

Detalhes

Descrição

  Applet que mostra de forma interativa como funciona um conversor Analógico-Digital bem como o Digital-Analógico. Para o conversor Digital-Analógico, permite-se ao utilizador escolher a função em estudo bem como a sensibilidade a usar (que vai de 4 a 16 bits) entre outros valores. Pode este ainda fazer variar amplitude e frequência usando quer os cursores à direita do applet (que controlam a tensão e a frequência) quer as caixas de texto que ampliam ou diminuem o efeito multiplicador. No conversor Analógico-Digital só é possível alterar as variáveis enquadradas nas caixas de texto. Sugere-se que se faça uma observação para os 10 Bits (para se poder observar em tempo útil a passagem de 1 a 0) e depois então atuar sobre as outras sensibilidades e variáveis. O applet é acompanhado de um texto de apoio teórico de inegável qualidade que se encontra mais vocacionado para o Ensino Superior ou como complemento de formação para os professores.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 11º Ano

Unidade

Unidade 2 - Comunicações

Tema

Transmissão de informação - Sinal analógico e sinal digital - Aprofundamento

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Conversor Analógico Digital, comunicações, Transmissão de informação, Sinal analógico, sinal digital

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor no liceu em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

Conversor-Analogico-Digital.zip

Tamanho do ficheiro

77.26 KB

Comentários

Recursos relacionados