Título

Ciclo de vida do cavalo-marinho

Partilhar

Descrição

Cavalo-marinho de focinho longo, anteriormente designado Hippocampus ramulosus, Leach, 1814, é uma das duas espécies do género Hippocampus em águas portuguesas e europeias.

Pode ser encontrada em zonas costeiras de águas rasas, principalmente nos leitos de algas marinhas e estuários, em todo o Atlântico Este, e no Mediterrâneo.

Em Portugal, é na Ria Formosa que existe a mais numerosa comunidade desta espécie.

Distingue-se do Hippocampus hippocampus (a outra espécie em águas portuguesas e europeias), por apresentar geralmente uma juba de filamentos na pele, embora estes não sejam um elemento fiável para identificação, porque a espécie também pode aparecer sem filamentos.

Morfologia do Hippocampus guttulatus

Máxima altura: 18 cm.

Nº de anéis no tronco: 11.

Nº de anéis na cauda: Entre 35 e 40, o mais comum 37, 38 ou 39.

Comprimento do focinho: entre 2.3 e 2.9, o mais comum 2.6.

Nº de anéis no tronco, que suportam a barbatana dorsal: 2.

Nº de anéis na cauda, que suportam a barbatana dorsal: 1.

Nº de raios na barbatana dorsal: Entre 17 e 20, o mais comum 19 ou 20.

Nº de raios na barbatana peitoral: Entre 16 e 18, o mais comum 17.

Coroa: Pequena mais distinta, com 5 pontas arredondadas; uma placa (lâmina, chapa) horizontal em frente à coroa, tão alta como a coroa e com uma espinha mais ou menos proeminente na parte da frente; não se junta suavemente à nuca.

Espinhos: médios a bem desenvolvidos, com pontas pouco agudas.

Nº de espinhos na bochecha: 1.

Nº de espinhos no olho: 1.

Outras características distintivas: Espinha do olho proeminente e arredondada. Tem vulgarmente uma espessa juba de filamentos na cabeça e pescoço. Em proporção os machos tem caudas maiores que as fêmeas; esta espécie foi largamente denominada H. ramulosus, Leach, 1814.

Cor/ padrão: Castanho variável, entre o castanho e o castanho muito escuro, apresenta, normalmente, numerosos pontos brancos que, por vezes, se mesclam, em linhas onduladas horizontais.

Habitat: Habita zonas onde existem povoamentos de plantas marinhas, às quais se agarram com a cauda. Podem penetrar em zonas de água salobra como estuários e zonas costeiras de águas rasas entre algas.

Profundidade máxima registada 12 m, (pode, durante o inverno, procurar águas mais profundas e áreas rochosas).

Alimentação: Alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton que sugam através do focinho tubular.

Reprodução: março-outubro. O comprimento com que 50% da população atinge a maturidade sexual é de 10 cm; encontram-se no meio natural em grupos; o período de gestação é de três a cinco semanas; o diâmetro médio dos ovos 2 mm; o comprimento dos recém-nascidos é de 12 mm; o número máximo de nascimentos por ninhada registado foi de 581. Planctónicos imediatamente após o nascimento.

Distribuição Geográfica:Distribuição confirmada: Croácia; Chipre; França; Grécia; Itália; Malta; Marrocos; Holanda; Portugal; Espanha; Reino Unido e Irlanda do Norte.

Distribuição suspeita: Albânia; Argélia; Bélgica; Bósnia e Herzegovina; Egipto; Israel; Líbano; Líbia; Mónaco; Sérvia e Montenegro; Senegal; Eslovénia; Síria; Tunísia; Turquia.

Conservação: Todo o género Hippocampus está registado no Apêndice II do CITES, desde Maio de 2004 e estão registadas como "Deficiente em Dados" pela IUCN. São protegidas na Eslovénia pela Protection of Threatened Animals Act desde 1993, que proíbe o comércio e a manutenção em cativeiro.

Está registado no Livro Vermelho de França e de Portugal.

Espécies similares: H. algiricus que tem os anéis do corpo mais grossos e menos raios na barbatana dorsal; e o H. hippocampus, que normalmente tem uma aparência lisa, sem filamentos.

Tecnica/ Technique: Tinta-da-china, guache e lápis de cor s/ poliéster /  Indian ink on polyester; e adobe illustrator

Fonte/ Source: Courtesy of the author

Image and caption provided by: Courtesy of the author

All Rights Reserved ©


Classificação

Hippocampus guttulatus

Localização

Lisboa

Data de Publicação

11 de Fevereiro de 2013

Data de Realização

2012

Nº de visualizações

9413

Resolução

2000px X 1415px

Formato

.jpg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas