Título

Lepas anatifera L.

Editor

Nuno Formigo

Partilhar

Descrição

Os animais da espécie Lepas anatifera L., pertencente ao Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Maxillopoda, Ordem Pedunculata, Família Lepadidae, são marinhos, crustáceos, cirrípedes, de hábito pelágico, que no estado adulto vivem fixos a substratos rochosos, onde as correntes garantem a renovação da água, ou fixos a substratos flutuantes e móveis, como cascos de navios e ou pedaços de madeira, entre outros.

O corpo compreende um capítulo – coberto por 5 placas de cor branco-leitoso, debruadas por estreita bordadura de cor escarlate –, e um pedúnculo acastanhado, flexível, de comprimento, em geral, superior a 4 cm, que fixa o animal ao substrato.

Os cirros castanhos e filamentosos são projetados por entre as placas para captar alimento.

A espécie é hermafrodita – as larvas são do tipo nauplius –, a sua área de distribuição compreende as regiões tropical e subtropical de todos os oceanos, não se encontra ameaçada e não é comestível, ao contrário do que sucede com a espécie Pollicipes pollicipes, com a qual partilha o nome vulgar de percebes.

Referências

Nicholls, J. (1989). The Hamlyn Guide to Seashores& Shallow Seas of Britain and Europe. The Hamlyn Publishing Group Limited, London.

Classificação

Lepas anatifera L.

Localização

Praia de Carcavelos, Cascais

Data de Publicação

22 de Fevereiro de 2021

Data de Realização

2021-02-08

Nº de visualizações

106

Resolução

2448px X 3264px

Formato

.jpg

Tipo De Imagem

Fotografias

Licença de utilização Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0

Imagens Relacionadas