Seminário regular sobre “Filosofia e História das Ciências”

A Casa das Ciências, em parceria com a FCUP e a FLUP, promove regularmente um Seminário sobre "Filosofia e História das Ciências". O Seminário teve a sua primeira sessão em abril de 2024, tendo funcionado a partir de então com periodicidade aproximadamente quinzenal (às quartas-feiras), no Departamento de Matemática da FCUP, e participação livre, aberta a todos os interessados. Ver Realizados.
As sessões do Seminário constam de uma palestra (de mais ou menos 1 h), seguida de um debate, com pausa para café, decorrendo de modo presencial, prioritariamente em língua portuguesa para terem uma ampla abrangência, também junto de professores e estudantes do ensino secundário.
Quem estiver interessado, pode ainda receber por e-mail o link para a sessão ZOOM, após inscrição prévia AQUI.
Oportunamente serão anunciadas as próximas sessões do Seminário sobre “Filosofia e História das Ciências”. Ver A realizar.
Para esclarecer qualquer dúvida adicional contacte, por favor, TM.: 93 319 27 63, ou por e-mail jntavar@fc.up.pt.
Porto, 23 de julho de 2025.
A Comissão Organizadora
Eduardo Rêgo (FCUP)
João Alberto Pinto (FLUP)
João Nuno Tavares (Casa das Ciências e FCUP)
Sofia Miguens (FLUP)
As próximas sessões são as seguintes:
Dia 5 de Novembro (quarta-feira) às 16h (hora de Lisboa)
António Zilhão
FLUL, Dep. Filosofia, IF/MLAG
Título: Fronteiras da Consciência
Resumo: Um dos problemas mais discutidos no âmbito da filosofia tradicional foi o problema das outras mentes (e do solipsismo). Há já quase cinquenta anos, porém, este problema desapareceu de circulação. A causa deste desaparecimento foi a emergência, primeiro, e o triunfo, depois, do paradigma cognitivista em Psicologia, o qual teve como consequência o concomitante (quase) desaparecimento dos paradigmas fenomenológico e behaviorista. No âmbito do cognitivismo, as hipóteses psicológicas devem ser avaliadas, tal como quaisquer outras hipóteses científicas, com base no seu poder explicativo e preditivo (no caso, a respeito da vida mental e do comportamento humanos), e não verificando se as mesmas se encontram sustentadas sobre supostas inferências primordiais inatacáveis. Entretanto, emergiu no âmbito do cognitivismo um novo problema das outras mentes, só que formulado agora na primeira pessoa do plural. Hoje reina, indubitavelmente, um consenso geral em torno da tese de que todos os seres humanos saudáveis e adultos são criaturas conscientes. Em simultâneo, porém, há um desacordo generalizado acerca de se, onde, e de que modo se encontra a consciência distribuída no mundo exterior aos seres humanos adultos. É sobre este novo problema das outras mentes que a minha comunicação se debruça.
Ver cartaz.
Local: anfiteatro 0.05 do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Rua do Campo Alegre 4169-007 Porto.
Para mais informações contacte: 93 319 27 63
INSCRIÇÃO
Se pretende receber o Link de acesso à transmissão online, preencha o formulário seguinte:
Para esclarecer qualquer dúvida adicional contacte, por favor, TM.: 93 319 27 63, ou por e-mail jntavar@fc.up.pt.
Em nome da
A Comissão organizadora
Porto, 18 de abril de 2024
Eduardo Rêgo (FCUP)
João Alberto Pinto (FLUP)
João Nuno Tavares (Casa das Ciências e FCUP)
Sofia Miguens (FLUP)
