Seminário regular sobre “Filosofia e História das Ciências”

A Casa das Ciências, em parceria com a FCUP e a FLUP, promove regularmente um Seminário sobre "Filosofia e História das Ciências". O Seminário teve a sua primeira sessão em abril de 2024, tendo funcionado a partir de então com periodicidade aproximadamente quinzenal (às quartas-feiras), no Departamento de Matemática da FCUP, e participação livre, aberta a todos os interessados. Ver Realizados.
As sessões do Seminário constam de uma palestra (de mais ou menos 1 h), seguida de um debate, com pausa para café, decorrendo de modo presencial, prioritariamente em língua portuguesa para terem uma ampla abrangência, também junto de professores e estudantes do ensino secundário.
A partir de fevereiro de 2026 as sessões serão transmitidas no canal
(Live session) acessível a todos os interessados.
Oportunamente serão anunciadas as próximas sessões do Seminário sobre “Filosofia e História das Ciências”. Ver A realizar.
Para esclarecer qualquer dúvida adicional contacte, por favor, TM.: 93 319 27 63, ou por e-mail jntavar@fc.up.pt.
Porto, 2 de fevereiro de 2026.
A Comissão Organizadora
Eduardo Rêgo (FCUP)
João Alberto Pinto (FLUP)
João Nuno Tavares (Casa das Ciências e FCUP)
Sofia Miguens (FLUP)
A próxima sessão é a seguinte:
Dia 18 de fevereiro de 2026 (quarta-feira) às 16h (hora de Lisboa)
João Nuno Tavares
Casa das Ciências e FCUP
Título: Mente e Consciência II. "Teoria da Informação Integrada (IIT)" e "Global Neuronal Workspace"
Resumo: Esta palestra surge na sequência de uma anterior onde se desenvolveu um novo modelo computacional para o chamado Global Neuronal Workspace (GNW), de Dehane & Changeux. Na presente palestra, vamos usar a Teoria da Informação Integrada (IIT) de Giulio Tononi, para quantificar a coerência global do sistema GNW, definindo a medida de informação integrada, PHI, através de transferências de entropia. A IIT tem como objetivo explicar o que é a consciência, por que é que certos sistemas são conscientes e outros não, e como é que a experiência consciente se relaciona com o mundo físico. Apresentamos a hipótese de que a consciência (a experiência de estar ciente, integrada e focada) é manifestada por um processo específico chamado "Ignição do Workspace". Este processo não é um estado estático, mas sim uma transição ativa e orquestrada para um estado de alta ordem e coerência no Workspace, onde a informação dos módulos é integrada num conceito de alto nível que se torna globalmente acessível. A "Ignição do Workspace", é um evento ativamente orquestrado pelo GNW que implementa mecanicamente os princípios da IIT — Diferenciação, Integração e Causalidade Efetiva — resultando num pico significativo de PHI.
Ver cartaz.
Local: anfiteatro 0.05 do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Rua do Campo Alegre 4169-007 Porto.
Para mais informações contacte: **93 319 27 63**.
