Título

Simulador da evolução de uma comunidade com três níveis tróficos

Partilhar

Nº downloads 2556

Ver Online

Detalhes

Descrição

Aplicação que permite a execução de um trabalho experimental num laboratório virtual. Foi feita para ser usada na disciplina de Ciências da Natureza, no 8º ano, no estudo do tema Cadeias Alimentares. A actividade tem os seguintes objectivos: – Sistematizar tarefas inerentes a um trabalho de investigação; – Consciencializar das inter-relações entre os elementos de uma cadeia alimentar; – Inferir princípios que regulam o funcionamento das comunidades naturais.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Biologia - 3º Ciclo

Unidade

Sustentabilidade na Terra - Ecossistemas

Tema

Cadeias Alimentares

Tipo de recurso

Aplicação

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Cadeias alimentares, simulador, nível trófico, níveis tróficos, laboratório

Observações

Esta actividade encontra-se publicada em http://www.candidopereira.net/cadeiasalimentares/ Os utilizadores são livres de usar, modificar e distribuir esta actividade desde que mantenham as seguintes referências aos autores: Este simulador é uma adaptação (respeitando as regras impostas pelos autores do código fonte) feita por Cândido Pereira do modelo Wolf Sheep Predation, Wilensky, U. (1997). NetLogo Wolf Sheep Predation model.

http://ccl.northwestern.edu/netlogo/models/WolfSheepPredation.

Center for Connected Learning and Computer-Based Modeling, Northwestern University, Evanston, IL


Recurso atualizado a 01.02.2022

Nome do ficheiro

cadeias-alimentares.zip

Tamanho do ficheiro

1.33 MB

Comentários

Guilherme Monteiro Webmaster

Tem de ser com o Internet Explorer e alterar as configurações do Java de acordo com estas indicações. https://www.casadasciencias.org/artigo/java

07-01-2022

Ana Maria Gonçalves

Já instalei o Java e abri com o Microsoft Edge e Firefox. Não funciona.

07-01-2022

Ana Salas Fernandes

Neste momento, com as atividades letivas não presenciais, todos os recursos disponibilizados aos alunos têm de ser simples e não exigir nada de "especial", uma vez que alguns estão a usar computador, outros tablet e outros telemóvel. Assim e apesar de interessante, não o utilizei. É demasiado complicado para alunos de 13 anos, a trabalhar sozinhos. Lamento mesmo muito!.

15-05-2020

António Manuel dos Santos Dias

Tive muita dificuldade em instalar o Java

16-01-2016

Cândido Pereira

Cara colega, Lucília A aplicação precisa do "java" a funcionar. O browser Chrome já não é compatí­vel com este plugin. Se não conseguir usar o simulador no IE ou Firefox, procure ajuda de alguém que saiba como pôr o java a funcionar.

13-01-2016

Guilherme Monteiro Webmaster

Obrigado Cândido! Acrescento que no nosso facebook temos um álbum com algumas situações que podem ocorrer com o Java e de como resolvê-las. Deixo o link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.557450364314939.1073741847.233216433405002&type=3

13-01-2016

Lucilia Pereira

Não consigo abrir o simulador.

12-01-2016

cristina heitor

Ainda vou usar este ano no 8º ano CN. Parece muito esclarecedor porque os alunos poderão experimentar situações com nº/situações diferentes entre predador/ presa e plantas.

15-09-2012

Recursos relacionados