Título

Motor de Stirling B

Partilhar

Nº downloads 750

Ver Online

Detalhes

Descrição

Aplicação que permite observar o funcionamento de um motor de Stirling (dito de tipo B) que é um motor de combustão externa cujo fluído é um gás submetido a um ciclo de Stirling, (que pode ser visto numa outra aplicação do mesmo autor) podendo ser também denominado como motor de ar quente. O seu funcionamento baseia-se na existência de um fluído que produz o trabalho e que é um gás que descreve um ciclo de 4 fases: aquecimento isocórico (com volume constante), expansão isotérmica (com temperatura constante), arrefecimento isocórico e compressão isotérmica.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 11º Ano

Unidade

Modulo F5 - Cursos Profissionais - Aprofundamento

Tema

Motores e Ciclos Termodinâmicos

Tipo de recurso

HTML

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

stirling, Motores, Ciclos Termodinâmicos, Motores e Ciclos Termodinâmicos

Observações

É um material que para além do interesse que tem para os cursos profissionais, também interessa ao esudo da Termodinâmica nos primeiros anos do Ensino Superior.

Agradecimentos

Applet da autoria do professor Jean-Jacques ROUSSEAU da Faculté des Sciences exactes et naturelles da Université du Maine - Le Mans a quem agradecemos a disponibilidade para colocação deste material no nosso portal.

Nome do ficheiro

Motor de Stirling B.zip

Tamanho do ficheiro

7.16 KB

Comentários

Recursos relacionados