Título

Efeito fotoeléctrico

Autor

Walter Fendt

Partilhar

Nº downloads 559

Ver Online

Detalhes

Descrição

Aplicação que permite fazer o estudo do efeito fotoeléctrico com alguma manipulação por parte do utilizador. No espaço do applet, a zona verde é a dos controlos onde o utilizador pode alterar os valores possíveis da experiência e a zona amarela é a dos registos e observações. O ficheiro compactado deve ser descarregado para o computador (ou suporte) onde vai ser utilizado e feita a sua descompactação. Para activar basta abrir o ficheiro html com qualquer browser.


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Física - 10º Ano

Unidade

Unidade 1 – Das Estrelas ao Átomo

Tema

Interpretar o efeito fotoeléctrico em termos de energia de radiação incidente, energia mínima de remoção de um electrão e energia cinética do electrão emitido

Tipo de recurso

HTML5

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Efeito fotoeléctrico, Efeito fotoelétrico, átomo

Agradecimentos

Da autoria de Walter Fendt professor de Física, Matemática e Informática na Escola Secundária Paul-Klee-Gymnasium Gersthofen na Alemanha a quem agradecemos a disponibilidade para colocarmos/traduzirmos e adaptarmos este material no portal da Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

efeito_fotoelectrico.zip

Tamanho do ficheiro

46.69 KB

Comentários

Susana Ferreira

O material é muito interessante, permite que os alunos consigam perceber a aplicabilidade do efeito fotoelétrico e como funciona e as condições para a ocorrência do efeito fotoelétrico.

09-01-2013

Recursos relacionados