Título

Motor Elétrico (1)

Partilhar

Nº downloads 229

Detalhes

Descrição

Aplicação em Java integrada numa página HTML estando os diferentes ficheiros compactados num ZIP que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado para poder ser lido sem problemas. Para abrir ative, na pasta que se gera ao descompactar, o ficheiro 31_motor-electrico-principios.htm lá existente. Trata-se de um applet que permite observar o funcionamento do rotor de um motor, quando alimentado por corrente alterna ou por corrente contínua. É extremamente simples de visualizar, podendo a sua observação ser feita em diferentes níveis de escolaridade, Tanto é possível a sua análise (sem usar todas as opções) no 3º Ciclo de escolaridade, onde o classificamos por defeito, como no 12º Ano, quer na componente laboratorial quer no estudo da Unidade II – Eletricidade e Magnetismo. Trata-se de uma aplicação interactiva, onde o utilizador pode usar os cursores da direita em cada uma das situações proporcionadas pelos botões colocados na parte inferior do applet. Tanto se pode fazer uma observação controlada em corrente contínua como em corrente alterna, e com uma situação síncrona ou assíncrona.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Viver melhor na Terra

Tema

Eletromagnetismo, Electromagnetismo

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Eletromagnetismo, electromagnetismo

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

motor-eletrico-principios.zip

Tamanho do ficheiro

32.13 KB

Comentários

Lima

Este material torna-se útil para mostrar aos alunos e assim facilitar a sua aprendizagem obrigado

17-12-2012

Recursos relacionados