Título

Cores

Partilhar

Nº downloads 292

Detalhes

Descrição

  Aplicação em Java integrada numa página HTML estando os diferentes ficheiros compactados num .ZIP que deve ser descarregado para o seu computador e descompactado para poder ser lido sem problemas. Para abrir active, na pasta que se gera ao descompactar, o ficheiro 14_cores-tricromia.HTML lá existente. Esta aplicação permite estudar através da utilização de cursores colocados na vertical ao lado do applet, as mais variadas opções de controlo de cor, usando a paleta RGB e CMY (K) em estrutura de combinação aditiva e subtrativa. O Utilizador pode servir-se de diferentes “ferramentas” para essa observação. Repare como muda a paleta de cores quando se modifica a posição dos cursores. Note que essa mesma paleta pode variar entre 20kB e 1MB. É uma aplicação muito interessante para este tipo de estudo. Repare ainda que na parte inferior dos cursores, surgem 3 grupos de três dígitos que dão o código RGB ( ou CMY) de cada cor.

 


Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Este recurso só funciona online, e usando o browser/navegador Internet Explorer, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Para visualizar este recurso, necessita de ter instalado o plugin de Java, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Veja aqui as configurações que tem de colocar no Java, para que consiga visualizar.


Categoria

Física - 3º Ciclo

Unidade

Sustentabilidade na Terra

Tema

Natureza e propriedades da Luz

Tipo de recurso

Java

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Cores

Observações

Este material é acompanhado de um texto de apoio teórico de inegável qualidade que se encontra mais vocacionado para o Ensino Superior ou como complemento de formação para os professores.

Agradecimentos

Da autoria de Gilbert Gastebois, professor no liceu em França, a quem agradecemos a disponibilidade para colocação e tradução/adaptação do material.

Nome do ficheiro

Cores.zip

Tamanho do ficheiro

29.79 KB

Comentários

Guilherme Monteiro Webmaster

Poderá visualizar apenas uma página de texto, por a mesma ter um applet em Java. O Java passou a ser bloqueado pelo Google Chrome, por isso terá outro navegador/browser, como por exemplo o Firefox. Para além disso, precisa de ter instalado o plugin do Java, cujo download poderáfazer a partir daqui: http://www.casadasciencias.org/cc/index.php?idart=291 Poderão ainda surgir outros problemas. Veja estas imagens, que explicam o que fazer: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.557450364314939.1073741847.233216433405002&type=3

14-03-2016

José Vaz Luis

Não funciona. Não passa da 1ª folha.

12-03-2016

Recursos relacionados