Título

Tabaco mata

Partilhar

Nº downloads 1187

Ver Online

Detalhes

Descrição

Este recurso apresenta-se sob a forma de um jogo cuja finalidade é a prevenção do tabagismo, promovendo a análise crítica dos efeitos associados ao consumo de tabaco. A utilização deste objeto enquadra-se ao nível de várias disciplinas curriculares e áreas disciplinares não curriculares, para alunos com idade superior a 14 anos que se encontrem no 9º ano de escolaridade ou ensino secundário. Pode ser enquadrado ao nível do tema “VIVER MELHOR NA TERRA - Organismo humano em equilíbrio”, previsto para o 9ºano de escolaridade, “SISTEMA IMUNITÁRIO: DESEQUILÍBRIOS E DOENÇAS” - Estudo da organização, regulação e alteração do material genético: Exploração de aspetos relativos à regulação génica e ativação de oncogenes por mutações e casos relativos ao efeito mutagénico de radiações e substâncias químicas, previsto para o 12º de escolaridade, na disciplina de Educação para a Cidadania no 3º ciclo do Ensino Básico e nos Cursos Profissionais da área de saúde: disciplinas de Saúde e de Higiene e Cuidados Gerais de Saúde.

O trabalho/jogo apresenta quatro desafios:

Desafio G, onde é obrigatório a consulta da base de dados http://globocan.iarc.fr/.

Desafio E, onde é necessário elaborar um protocolo experimental onde se torne evidente a quantidade de fumo inalada durante o consumo de apenas um cigarro.

Desafio C, que consiste na indicação dos efeitos dos diferentes constituintes do cigarro.

Desafio Q, realização de um quiz cuja realização implica a consulta de dois artigos científicos sobre os malefícios do tabaco e o consumo de tabaco pelos adolescentes portugueses.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Poderá não conseguir fazer o download deste recurso no Google Chrome.

Poderá fazê-lo noutros browsers (Firefox ou Edge, p.e.) ou no Chrome, na pasta das suas transferências (chrome://downloads/) aceitando manter o download do recurso.

Os ficheiros disponibilizados na Casa das Ciências são seguros.

Categoria

Introdução às Ciências - 12º Ano

Unidade

Várias

Tema

Vários

Tipo de recurso

Jogo

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Tabagismo, tabaco, cancro, jogo, prevenção, 9º ano, sistema imunitário, desequilíbrios e doenças, doenças, material genético, regulação genética, mutações, efeito mutagénico, 12º ano, educação, cidadania, saúde, higiene, cigarro

Observações

A aplicação não necessita de instalação prévia mas obriga que o PC contenha o Microsoft Powerpoint versão 97 ou superior (não funciona com o Viewer do Powerpoint).

Material Premiado em 2015 - Menção Honrosa

Explore este material com o artigo da Revista de Ciência Elementar.

Nome do ficheiro

Tabacomata-CC.zip

Tamanho do ficheiro

19.75 MB

Comentários

Mário João F. Gonçalves

Oferece um leque interessante de ferramentas para tratar o assunto.

26-11-2015

Tiago Costa

Material interessante que permite exploração por parte do aluno e do professor.

17-11-2014

Recursos relacionados