Título

Lugar ao Sal - Aprender a brincar com o sal de Aveiro

Partilhar

Nº downloads 1311

Detalhes

Descrição

Um interessantíssimo projeto para o qual contribuem várias entidades nomeadamente a Universidade de Aveiro e a sua Fábrica de Ciência (do projeto Ciência Viva) que, servindo-se dum elemento essencial do património cultural da cidade, que é o sal, cria um mundo digital, com reflexos na realidade da experimentação em Ciência para os mais novos.
Quando Aveiro anda à volta do Património há sempre lugar ao sal. Procurando reunir o trabalho de muitas pessoas e instituições apresentamos um “instrumento” para que todos, grandes e pequenos, possam ficar a conhecer melhor o sal. A nossa visão procura valorizar o sal como base para um enorme conjunto de experiências científicas, fáceis de fazer em casa ou na escola. Pretende ser um contributo para incentivar a experimentação tornando a ciência viva.
Esta aplicação interativa e tutorial é um contributo para a valorização cultural do cidadão, porque lhe abre uma porta para um conhecimento mais profundo do sal como substância química vital para a vida de muitos seres vivos. Os educadores poderão utilizá-lo como base para as suas experiências no laboratório ou na cozinha de suas casas. Esta visão científica personaliza o património, estabelecendo uma relação envolvente entre a cultura e a ciência. O projecto “Aveiro à volta do património” foi a alavanca que permitiu pôr em marcha esta iniciativa, em que este trabalho constitui somente o primeiro passo.

 

 


Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Química - 1º Ciclo

Unidade

Várias

Tema

O Sal

Tipo de recurso

Aplicação

Interatividade

Ativo

Informação adicional

Palavras-chave

Meio físico, ambiente, solos, mineral, sal

Nome do ficheiro

LugarSal.zip

Tamanho do ficheiro

79.90 MB

Comentários

Guilherme Monteiro Webmaster

Provavelmente o download não foi concluído com sucesso. Faça novamente o download. O ficheiro final tem de ter 80MB. Obrigado!

30-03-2016

Isabel Ferreiro Fraga

Adorei o projeto e gostava de implementar algumas destas ideias no meu trabalho, mas efetivamente não consegui abrir a pasta, apenas consegui guardá-la. Quando tento abrir, depois de ter feito o download, surge uma mensagem a dizer que a pasta comprimida é inválida. O que posso fazer, assim, para conseguir este material? Obrigada e grata pelas vossas partilhas.

29-03-2016

Guilherme Monteiro Webmaster

A mensagem que lhe surgiu, foi do anti-vírus, por o material conter um ficheiro executável (exe), que é um dos tipos de ficheiros que poderá conter vírus. No entanto, na Casa das Ciências, garantimos que todos os materiais publicados estão isentos de vírus, pelo que poderá fazer o download em total segurança. Por favor, veja este link, onde explicamos isso: https://www.facebook.com/casa.das.ciencias.org/photos/a.399490993444211.92673.233216433405002/444908225569154/?type=3&theater Mais informo que pode visualizar o material online em: http://imagem.casadasciencias.org/online/39109579/39109579.php A vantagem do download é que o pode transportar numa pen (por exemplo), e usá-la na sala de aula, sem necessidade de internet.

04-02-2015

Mara Cristina Pane

Quando fui fazer o download apareceu uma mensagem dizendo que seria perigoso para o computador baixar o arquivo. Então desisti.

03-02-2015

Recursos relacionados