Título

Modelo Padrão da Física de Partículas

Autor

Cassiopeia

Partilhar

Nº downloads 570

Ver Online

Detalhes

Descrição

Vídeo que faz uma abordagem resumida ao Modelo Padrão da Física de Partículas, o modelo que explica (e prevê) as forças e partículas fundamentais que constituem a matéria. As forças serão a gravidade, a Força Nuclear Forte, a Força Fraca e o Eletromagnetismo. Algumas das partículas mencionadas são os quarks, os leptões, os eletrões, os protões, os neutrões e as partículas mediadoras das forças (bosões mediadores – os fotões, os gravitões), mesões, os gluões, etc.

Objetivo de Aprendizagem

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Física - 12º Ano

Unidade

Unidade III - Física Moderna

Tema

Introdução à Física Quântica

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Baixa

Informação adicional

Palavras-chave

Física Quântica

Observações

O vídeo está inserido numa estória de ficção científica chamada "CounterClockWise" que pretende captar a atenção da audiência para a ciência. A estória inicia-se com Kevin (o herói) a conduzir o seu camião por uma estrada rural. Diana (uma bela bióloga) está escondida no camião e Kevin não a vê até que, de repente, um par de luzes muito fortes surgem na estrada mesmo em frente dele. Logo surgem no futuro e conhecem Chaucer, o misterioso líder de um projeto que tenta construir uma máquina do tempo para os enviar de volta. Encontram-se regularmente para aprender e discutir a ciência necessária para que o projeto seja bem sucedido. As reuniões são virtuais e quem vemos são os avatares de cada personagem. Jeeves, uma inteligência cibernética do futuro é o narrador e quem possibilita as visualizações nestas reuniões virtuais.

Agradecimentos

Este vídeo faz parte do Cassiopeia Project, a cuja equipa agradecemos a autorização para a publicação, com a respetiva tradução e legendagem, na Casa das Ciências.

Nome do ficheiro

12-01_Standard-Model-pt2.wmv

Tamanho do ficheiro

230.86 MB

Comentários

Eliane Cardoso

Excelente material!

30-01-2019

Guilherme Monteiro Webmaster

Comentário via Youtube de Deh Fanny: Espetacular

18-07-2016

Guilherme Monteiro Webmaster

Comentário via Youtube de Allan Barattieri: Excelente material.

16-06-2016

Recursos relacionados