Título

CreativeLab - Sci&Math | Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança

Partilhar

Nº downloads 2066

Ver Online

Detalhes

Descrição

Com este recurso didático procura-se que os alunos deem resposta à questão “Oceanos livres de plástico – Como posso contribuir para a mudança?”, sugere-se que os alunos realizem um conjunto de tarefas organizados nos diferentes momentos de ensino 7E.

Os oceanos constituem, atualmente, um desafio global e uma prioridade para muitas nações do mundo, entre as quais os países da união europeia, sendo considerado como uma chave do futuro (Comissão Europeia, 2016).

A escola é um dos intervenientes com um papel crucial na consecução dos objetivos estabelecidos na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, designadamente na promoção da conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.

A presente atividade de Inquiry, envolve um conjunto de tarefas que visam envolver os alunos, de forma ativa, na construção de aprendizagens sobre a problemática da poluição dos oceanos pelos plásticos, através das etapas: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016).

Esta proposta de atividade é constituída por dois documentos, um guião do professor e um guião do aluno. Com este recurso, pretende-se que que os alunos desenvolvam conhecimentos, capacidades e atitudes de forma e:

a) compreender a complexidade da problemática associada à presença de plásticos nos oceanos; b) identificar e caracterizar diferentes tipos de resíduos de plástico;

c) distinguir e classificar os objetos que estão na origem dos plásticos existentes nos oceanos;

d) formular hipóteses, realizar pesquisas, analisar e interpretar dados e resolver problemas; e)relacionar esta problemática com os seus impactos em diversos setores da sociedade e identificar formas de intervenção nesta área;

f) utilizar as tecnologias de informação e comunicação;

g) trabalhar em equipa, revelando capacidades de liderança, iniciativa, autonomia e cooperação;

h) mobilizar e integrar os conhecimentos científicos relevantes para tomar decisões informadas, mudar as suas atitudes e intervir na comunidade com vista à redução dos plásticos nos oceanos.

Objetivo de Aprendizagem

Categoria

Biologia - 12º Ano

Unidade

Unidade 5 - Preservar e recuperar o meio ambiente

Tema

Problemática à poluição dos oceanos pelos plásticos

Tipo de recurso

Documento de Texto

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Inquiry, Modelo dos 7E, Poluição dos oceanos, Plásticos, CreativeLab, Poluição, Oceanos, Oceano

Observações

Material Premiado em 2018 - Prémio de Distinção.

Esta atividade Inquiry, designada Bad plastics - Oceanos livres de plástico: Participar na mudança, foi concebida no âmbito do CreativeLab_Sci&Math do Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação de Santarém (IPS/ESES).

O presente guião encontra-se organizado nos seguintes momentos de ensino: Engage, Explore, Explain, Elaborate, Exchange, Empowerment e Evaluate, adotadas do modelo dos 7E do módulo português do projeto IRRESISTIBLE (Reis & Marques, 2016) e destina-se a alunos do 12.º ano de escolaridade.

É uma atividade que prioritariamente se destina a alunos do 12.º ano, podendo ser trabalhada em outro níveis de ensino mas com as adaptações necessárias. Para conseguir explorar um dos recursos digitais previsto nesta proposta de atividade, deverá ter instalado o Google Chrome (para ser possível utilizar o Google Earth) no computador. Todas as orientações e sugestões de exploração da atividade constam do guião do professor.

Nome do ficheiro

Bad_Plastics.zip

Tamanho do ficheiro

12.23 MB

Comentários

Selma Alexandra de Jesus Carvalho Valadares

O recurso está muito bem estruturado. Infelizmente, não me será possível implementá-lo.

24-02-2020

Ana Cristina de Sousa Amaral

Documentos muito úteis como apoio para atividades de projeto sobre Plasticologia.

09-11-2018

Recursos relacionados