Título

Fórmula resolvente

Partilhar

Nº downloads 65

Ver Online

Ver ficha.

Ver apresentação.

Detalhes

Descrição

"Uma imagem vale por mil palavras". Ao colocar os parâmetros a, b e c na respetiva simbologia utilizada, permitirá que os alunos adquiram as skills necessárias para utilizarem facilmente a fórmula resolvente na resolução de equações do 2º grau mais complexas. Com o tempo, memorizarão a fórmula e substituirão corretamente os parâmetros na resolução da equação do 2º grau.

Objetivo de Aprendizagem

Trata-se de um esquema que os alunos podem seguir, passo a passo, na resolução de cada equação, ajudando-os, assim, a atingir gradualmente o objetivo programático: “Saber de memória a fórmula resolvente e aplicá-la à resolução de equações completas do 2.º grau.”

Categoria

Matemática - 3º Ciclo

Unidade

Proporcionalidade inversa. Funções algébricas. Equações do 2º grau.

Tema

Resolução de equações do 2º grau completas recorrendo `a fórmula resolvente.

Tipo de recurso

Documento de Texto

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

Fórmula resolvente, equações

Nome do ficheiro

Form.Resovente2020.zip

Tamanho do ficheiro

10.17 MB

Comentários

Sérgio Gomes Machado

Olá, Sofia. Ainda bem que alguém atento deu conta desse erro/lapso! Já fiz as devidas alterações, MUITO OBRIGADO. E sempre que necessitar alterar um PPS basta abrir primeiro o PowerPoint e depois clicar em abrir e aceder ao PPS respetivo: permitir-lhe-á fazer as adaptações/alterações que bem entender (desde que o ficheiro não esteja protegido por password, claro...) Eu é que agradeço, uma vez mais, o seu comentário. ;-)

03-12-2020

Sofia

Gostei muito da Ficha e do ppt. Mostrei aos meus alunos e adoraram. Contudo, foi na aula que encontrei dois pequenos erros no ppt, que só o autor pode corrigir pois está gravado como apresentação em diapositivo. -no 2ºdiapositivo aparece -x^2 e devia ser x^2 pois para delta=4 mais para a frente, a deve ser 1, senão ficaria um valor para delta que não é um quadrado perfeito; - ao colocar na forma canónica deveria ficar -2+10 e não -2-10; depois aparece 8, pelo que foi esquecimento de sinal. Obrigada pela atenção e Parabéns! Sofia

03-12-2020

Recursos relacionados