Título

Como planear a floresta do futuro?

Partilhar

Nº downloads 21

Ver Online

Detalhes

Descrição

As florestas cobrem muitas zonas de clima semiárido, que incluem o clima Mediterrânico, tendo como exemplo o montado em Portugal. Contudo, estas florestas estão sob ameaça. As alterações climáticas e as mudanças de uso do solo têm levado ao seu declínio e à falta de regeneração natural. Este vídeo mostra como as características à escala local (micro) influenciam decisivamente o crescimento da floresta a longo prazo. Utilizando este conhecimento podemos planear melhor o restauro ecológico e regenerar a floresta do futuro.

Objetivo de Aprendizagem

O objetivo deste vídeo é sensibilizar para a importância dos fatores locais, nomeadamente o microclima, que a longo prazo, contribuem decisivamente para o estabelecimento e, posterior, desenvolvimento da floresta em clima semiárido, influenciando, principalmente, a regeneração natural. Estes fatores locais são muitas vezes subvalorizados devido à sua escala geográfica, e à dificuldade de os mapear com elevada resolução. Pode ser utilizado para explicar o impacte das alterações climáticas e do uso do solo nas zonas semiáridas, e mostra como pode ser gerida a conservação e restauro da floresta. O vídeo tem uma duração de 2min 41s, e pode ser reproduzido num software de leitura de vídeo comum (por exemplo VLC Media Player).

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Biologia - 3º Ciclo

Unidade

Ecologia

Tema

Floresta

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

alterações climáticas, uso do solo, reflorestação, restauro ecológico

Nome do ficheiro

como_planear_a_floresta_do_futuro.mp4

Tamanho do ficheiro

230.34 MB

Comentários

Recursos relacionados