Título

Cientistas em Casa – Como nascem as plantas?

Partilhar

Nº downloads 85

Ver Online

Detalhes

Descrição

Vídeo da websérie “Cientistas em Casa” que tem como objetivo estimular os alunos a fazerem atividades de ciência, podendo servir como material de apoio a aulas ou atividades de tempos livres. Da autoria do Instituto Gulbenkian de Ciência, este vídeo de animação incentiva os alunos a investigarem quais as condições que as sementes precisam para germinar e originar plantas adultas. A série “Cientistas em Casa” é uma iniciativa inserida no programa Oeiras Educa, em parceria com o Munícipio de Oeiras e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA).

Objetivo de Aprendizagem

Este recurso permite abordar o ciclo de vida de uma planta, desde a semente à planta adulta. Permite compreender que o sucesso da germinação tem a ver com condições ambientais como a humidade e a temperatura, bem como com o tipo e o estado da semente. Os alunos poderão observar que comportamentos têm as sementes quando colocadas em água, se necessitam de luz para germinar, e como a partir do embrião contido na semente surgem as raízes, o caule e as folhas. Para além disso, permite praticar e compreender noções básicas do método científico, como o papel da observação, a importância de formular hipóteses, registar e discutir resultados, e os conceitos de “Condição experimental” e “Controlo”.

Recomendação

Para visualizar este recurso, poderá necessitar de ter instalado o VLC Media Player, cujo download poderá fazer através da nossa página de utilidades.

Categoria

Introdução às Ciências - 1º Ciclo

Unidade

À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

Tema

OS SERES VIVOS DO SEU AMBIENTE

Tipo de recurso

Vídeo

Interatividade

Informação adicional

Palavras-chave

germinação, plantas, experiência

Nome do ficheiro

ComoNascemAsPlantas_IGCanim_v3.mp4

Tamanho do ficheiro

83.89 MB

Comentários

Ana Margarida Fonseca de Sousa e Silva

Muito bom. Grata pela partilha.

13-04-2022

Ana Manuela Gralheiro

Excelente. Muito obrigada.

23-02-2022

Recursos relacionados